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Responder a: Q33 – SIMULADO 12/2017

#5234
fabio
Mestre

Modesto,

Houve uma questão semalhante na prova de 2006. Minha interpretação, baseada no trecho do livro abaixo mancionado:

“II – In general, except in high-speed ships, the total resistance per unit of displacement will be greater …
In ballast condition it is usually necessary to carry considerable trim by the stern in order to ensure adequate immersion of the propeller, and this will have similar effects to those stated in the foregoing—higher resistance at low speeds, less at high speeds. pg 42”

– Navios em lastro é um termo que se aplica na prática a navios cargueiros, que não atingem altas velocidades, portanto ignore a parte de redução da resistência em altas velocidades, isso na prática não vai acontecer, e o autor assume que o leitor sabe disso, portanto não se dá o trabalho de esclarecer este ponto.

– Posto isso, observe que a frase lhe oferece apenas uma variável, o trim. Como o deslocamento não muda, resistência total por unidade de deslocamento é a mesma coisa que resistência total nesse caso.

– Se voce concorda com os 2 pontos acima, torna-se evidente que aumentar o trim pela popa vai aumentar a resistência.