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Responder a: Resitência águas rasas x águas profundas

Home (concurso para prático) Fóruns PNA – Resistência ao Avanço Resitência águas rasas x águas profundas Responder a: Resitência águas rasas x águas profundas

#4922

Olá,

Sua lógica quanto ao aumento da resistência ao avanço em águas rasas está correta.
Menos espaço para fluxo da água -> maior velocidade do fluxo -> menor resistência -> afundamento -> maior resistência friccional, ondas, etc.

Vamos separar a pergunta em duas partes:
1) Por que carrega seu seguimento por mais tempo?
Aqui a coisa não é clara! O Shiphandling afirma que o navio avança mais. O PNA apresenta dados do navio OSAKA (testes de mar e computador) que contradizem tal fato. Já o Tug Use in Port concorda com o Shiphandling a ainda apresenta uma explicação.
Veja imagens anexas.

2) Por que a curva de giro é maior?
Com o aumento da resistência (em função do afundamento/sinkage), a efetividade do leme diminui (mais difícil de guinar o navio), diminuindo a taxa de guinada (isso o PNA diz) e aumentando, como consequência, a curva de giro.
Tanto PNA quanto Shiphandling afirmam esse fenômeno. Na prática, nós práticos observamos a mesma coisa.

Att.

  • Esta resposta foi modificada 1 ano, 11 meses atrás por  Sierra Pilots.
Anexos:
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