fbpx

Responder a: Landfall Lights

#27889
fabio
Mestre

Alexandre,

O alcance geográfico depende apenas da altura do farol e da altura do observador. É um parâmetro geométrico. É impossível que um objeto na superfície da terra seja visto além do alcance geográfico, por causa da curvatura da Terra. Não significa que tal objeto será avistado, apenas que não será avistado além deste limite em nenhuma hipótese.

O alcance luminoso depende apenas da intensidade da luz e da visibilidade atmosférica. É a distância máxima que uma luz pode ser avistada em linha reta. É um parâmetro muito menos preciso ou confiável do que o anterior, pois a visibilidade varia muito.

No contexto de uma aterragem, voce precisa saber com boa precisão a distância que a luz vai aparecer no horizonte (já que nesse contexto voce não teria outro meio de obter essa distância). A única forma de obter esta informação é eliminando a variável imprecisa da equação, no caso o alcance luminoso. Para isso é necessário escolher um farol cujo alcance luminoso seja maior (de preferência bem maior) que o geográfico, pois então a distância de visualização será dada apenas pelo parâmetro geográfico, que é o menor entre os dois nesse caso.

Acho que até aqui está respondida sua primeira pergunta. Vamos a segunda: “Porque não pode-se usar um farol com alcance geográfico maior que o alcance luminoso para fazer uma determinação de posição?”

Pois nessa hipótese voce não saberá com precisão razoável a que distância voce está da luz, já que o parâmetro luminoso sozinho é impreciso demais. Voce até poderia determinar uma posição por marcação e distância se voce tivesse outro meio mais preciso de obter a distância, como radar por exemplo, mas esse não é o contexto da aterragem descrita no livro. No contexto voce tem apenas sua visão e uma bússola para determinar sua posição.