Responder a: Dieudonne Spiral Manuever

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#2179
elton
Participante

Boa Tarde Fabio,

Eu acho que agora consegui compreender a situação, vc concorda com essa reflexão que farei agora fabio,

1) Primeiro devemos analisar o seguinte a partir da definição original de “Directional Stability” no item 3.1, veja que nessa situação o navio está em linha reta em um rumo estavel com velocidade constante, e sofre uma pertubação instantânea pela definição para ter “Directional Stability” o trajetória final do navio depois de cessada a pertubação deve manter não só o atributo de linha reta, mas também sua direção inicial.

2) Veja que a situação do teste da manobra espiral direta ou de Dieudonne do PNA utiliza o Leme para verificar o comportamento da taxa guinada em relação a deflexão do angulo do Leme isso já dá indicativo de que queremos identificar como a alteração do angulo de leme vai influenciar na Taxa de Guinada só que para isso ele vai utilizar a seguinte analise.
Por si só Entender como o angulo de Leme vai influenciar na TAXA de Guinada já dá uma ideia de Estabilidade Direcional. A diferença que esta analise de Estabilidade direcional não é em linha reta,na verdade, é em um curva, logo iremos utilizar o leme. Daí a Analise da Estabilidade Direcional para um curva será da seguinte maneira.

Estabilidade Direcional Negativa ==> Quando o navio defletir o angulo de leme e esperar a Taxa de giro ficar constante e após isso colocar o Leme a meio ==> O navio vai parar girar e seguirá um Linha Reta.
Estabilidade Direcional Neutra ==> Quando o navio defletir o angulo de leme e esperar a Taxa de giro ficar constante e após isso colocar o Leme a meio ==> O navio vai continuar a girar na mesma Taxa.
Estabilidade Direcional Positiva ==> Quando o navio defletir o angulo de leme e esperar a Taxa de giro ficar constante e após isso colocar o Leme a meio ==> O navio pode girar com uma TAXA ainda maior ou até mesmo guina contra o seu Leme.

Isso é exatamente o que diz o PNA no Teste de manobra Espiral Direto.
– Quando ele diz o Navio A possui Controls-Fixed, straight-line stability, isto é,ele tem uma “negative directional stability index”. Como no navio A para cada angulo de Leme existe apenas uma velociade angular (taxa de guinada) logo estaremos na situação 1) dita anteriormente Estabilidade direcional negativa e também em linha reta com controles fixos.
– Já o navio B é instável e para cada angulo de leme há mais de uma velocidade angular (taxa de guinada) o que vai implicar que ele navio B é “unstable in straight-line motion”

Resumindo A Dieudonne’ Spiral Maneuver

==> Realmente avalia “Directional Stability” só que em virte da Straight-line Stability está relacionada com Directional Stabiliby no caso de giro da seguinte forma,
1) Se ao retornar o Leme para 0 o navio parar de guinar e seguir uma linha reta, ele é Straight-line stable e tem “Negative Directional Stability”
2) Se ao retorna o Leme para 0 o navio continuar girando com taxa maior, isto é, ele é instável e não tem “straight-line stabiliby” e tem “positive Directional Stability”.

==> Na verdade a “Directional Stability” e “straight-line stabiliby” estão interligadas nesse sentido, isso que dizer que nesse Teste acabamos avaliando as 2 Estabilidades, só que de fato a mais importante é Directional Stability. Então Straight-line Stability é consequência da Directional Stability, isto é, Se por Negativa é também Straight-line stable se for POSITIVO não Straight -line Stable”.

– A resposta correta seria IDENTIFICAR ou avaliar “The Directional Stability Characteristics” como tem escrito no PNA.