fbpx

ZCIT E DOLDRUMS

Marcado: ,

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4820
      rodrigo0845
      Participante

      Olá, Bom dia.

      Minha duvida é com relação a ZCIT e a regiao dos DOLRUMS. Sei que o livro nao deixa muito claro e tambem tece muito comentarios a a regiao dos DOLDRUMS, apenas diz na pagina 98: ” Ao alcançarem a faixa equatorial os ventos alíseos, de ambos os hemisferios, apresentam praticamente escoamento paralelo, soprando da direção E, observando-se extensas regioes de calmarias, conhecidas como DOLDRUMS.”

      A duvida é como existe uma regiao de calmaria em uma área como a ZCIT cheia de ocorrencia de convergencia, nebulosidade, e mau tempo associado a Cumulonimbus?

      Pode parecer que estou querendo me aprofundar no assunto quando o proprio livro nao o faz. Nao é isso, apenas fiquei com curiosidade para saber da coexistencia dessas duas regioes.

      Talvez eu nao esteja sabendo interpretar algo, se alguem souber me passar maiores informacoes, agradeço.

      Obrigado

    • #4821
      fabio
      Mestre

      Rodrigo,

      A ZCIT fica no equador, as Doldrums ficam na latitude de 30 graus norte e sul. A primeira é uma regiao de convergência de ar e instabilidade atmosférica, a segunda é uma região de divergência de ar e calmarias.

      O na célula de Harley o vento sopra das Duldrums para a ZCIT, desviando-se para oeste, o que faz com que no equador os ventos sejam predominantes de leste.

      att,

    • #4822
      rodrigo0845
      Participante

      Olá Fábio,

      Obrigado por sua resposta, mas acredito que esse mal entendido sobre ZCIT ser uma regiao de nebulosidade e mau tempo e os DOLDRUMS uma regiao de calmaria fez com que não ficasse muito claro a localização dos DOLDRUMS, até porque o livro não entra em muito detalhe.

      Pesquisei um pouco mais na internet e encontrei um livro chamado: Meteorologia: noções básicas. Por Rita Yuri Ynoue,Michelle S. Reboita,Tércio. No qual descreve um pouco mais sobre os DOLDRUMS:

      ” Os ventos alíseos de ambos os hemisférios convergem próximo ao equador, numa região que tem fraco gradiente horizontal de pressão. Essa região é chamada de DOLDRUMS (calmarias), pois possui ventos fracos e muita umidade. A convergência dos alísios na região equatorial faz com que o ar quente e úmido ascenda, transportando umidade do oceano para os altos níveis da atmosfera. Essa situação favorece a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical e que se estendem até a alta troposfera. Essa banda de nebulosidade é a ZONA DE CONVERGENCIA INTERTROPICAL (ZCIT).”

      Pelo que entendi os DOLDRUMS fica na propria ZCIT e nao nas latitudes 30o N ou S. Enfim, como o livro do VALGAS nao deixa claro o importante mesmo é saber que essa regiao é de calmaria.

      Mesmo assim, obrigado.

      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
    • #4824
      fabio
      Mestre

      Rodrigo,

      Voce tem razão, eu é que confundi doldrums com horse latitudes. A definição que voce encontrou na internet sobre doldrums está correta, e a definição que eu lhe passei é de fato a definição das horse latitudes, ambas regiões de calmaria, porém em latitudes diferentes. Apenas por curiosidade, foi denominada horse latitudes pois as caravelas ficavam paradas ali e os cavalos embarcados morriam de sede a bordo antes de chegar no destino.

      O Valgas não detalha as doldrums, basta saber que é calmaria, e que fica no ponto de convergência dos aliseos de norte e sul.

      obrigado pelo feedback!

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.