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Vento com e sem gradiente

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    • #4734
      santosgus@gmail.com
      Participante

      Na pagina 32 do PNA diz: “devido ao vento gradiente, navios petroleiros ou de carga sofrem uma redução na resistência de cerca de 45%, se comparados ao vento sem gradiente.”

      Já na pagina 33 do PNA diz aparece: “Shearer, et al (1960) estimaram que, ao aplicar os resultados de seus modelos, obtidos em um vento graduado, para o caso de um navio avançar para o ar parado, a resistência do ar seria diminuida em cerca de 40 e 25% para o navio-tanque e os navios de carga em condições de carga e lastro, respectivamente, e em cerca de 21% para navios de passageiros”.

      Realmente fiquei confuso. Existe alguma diferença das afirmações? Porque os percentuais aparecem diferente em cada caso?

      Obrigado pela ajuda.

    • #4743
      fabio
      Mestre

      Gustavo,

      São trabalhos acadêmicos que chegaram a resultados parecidos. Sem ler os trabalhos acadêmicos na íntegra não é possivel afirmar qual foi o médoto empregado para chegar nos resultados, nem explicar o motivo da diferença.

      O PNA é assim, um apanhado de muitos trabalhos acadêmicos, e o autor parte do princípio que o leitor tem acesso à todos eles, o que não é nosso caso (nem o do examinador da prova de prático).

      Para prova voce terá que saber os percentuais todos (45%, 40% e 21%), e tentar entender pelo enunciado de onde foi que o examinador tirou a informação. Considere para navios tanque carregados qualquer coisa entre 40% e 45%. Navio de carga é algo muito genérico, mas aceite os 21% se não houver nenhuma outra informação.

    • #4745
      santosgus@gmail.com
      Participante

      Na verdade ele diz que os 21% são para navios de passageiros.

      Mas entendi o conceito. A questão precisaria citar qual estudo ela se refere, senao fica sem um resposta objetiva.

      Obrigado.

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