fbpx

Velocidade da onda divergente

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2876
      jchfn
      Participante

      Fábio e Renato,
      Fiquei com uma dúvida no slide 5 de PNA/Resistência/wavemaking.
      O livro (pg. 17) fala que a velocidade da onda perpendicular à crista é diferente da velocidade do navio. Não achei a informação se essa velocidade é maior ou menor.
      No slide, foi dito que essa velocidade (perpendicular à crista) é menor que a do navio.
      No entanto, tendo em vista que a velocidade da onda na componente paralela ao navio é igual à velocidade do navio, e considerando que essa velocidade (paralela ao navio) é apenas uma decomposição da velocidade perpendicular à crista, o certo não seria afirmar que a velocidade perpendicular à crista é superior à velocidade do navio (interrogação).
      Obrigado.

    • #2879
      fabio
      Mestre

      A velocidade do sistema de ondas ( wave “patern”) é igual a do navio. Isso não quer dizer, como voce afirmou, que decompondo a velocidade da onda teremos uma componente paralela ao navio com velocidade menor que a da onda. Isso é um modelo matemático para explicar o padrão de ondas a partir da velocidade de propagação das mesmas.

      Veja que o autor afirma que a velocidade de propagação da onda divergente é V.cosθ, onde V= veloc. do navio, o que para um matemático é uma afirmação incontestável de que a tal velocidade da crista é menor que a velocidade do navio, já que o cosseno de qualquer ângulo nunca é maior que 1. Da mesma forma a fórmula do comprimento da onda divergente logo abaixo também não deixa dúvida, será sempre menor, pois cosseno de 19 graus ao quadrado é menor que 1.

      No PNA novo ele afirma que as ondas divergentes são mais lentas que as transversais, mais o PNA novo não cai na prova, portanto vamos nos contentar com a fórmula matemática.

    • #2906
      jchfn
      Participante

      Obrigado Fábio.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.