fbpx

Traçado da LDP Segmento Capaz

Home (concurso para prático) Fóruns Navegação (Miguens) Traçado da LDP Segmento Capaz

Marcado: 

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5393
      dankas.martins
      Espectador

      1 – Com relação ao método para traçar a LDP segmento capaz da página 128 de Miguens: É engano meu ou o triângulo com base MF para trçar a LDP tem que ser Isóceles ou Equilátero? Pois, pelo que entendi, a reta perpendicular traçada a partir de B tem que coincidir com a mediana, mediatriz e altura, para assim conter o ponto O. De outra maneira não vejo como pode ser possível traçar a LDP. Considerando que eu esteja certo, o livro falha em não fazer essa ressalva.

      2 – Considerando ainda que eu esteja certo na primeira pergunta, como é que o navegante vai conseguir determniar que está passando sobre o segmento de reta perpendicular aos dois pontos e que ela é conicidente com mediana/mediatriz/altura?

    • #5395
      fabio
      Mestre

      Martins,

      Respondendo, começando da última pergunta

      2 – O navegante só precisa medir o ângulo entre os objetos em terra. Ele não precisa saber mais nada.

      1 tendo o ângulo, traça o círculo na carta da maneira descrita. (na prática usa-se o estadímetro, como voce verá nos capítulos adiante). O triângulo de base MF sempre vai ser isóceles. Acho que o que está te confundindo é o ponto B, pois no desenho parece que ele “tem que estar” na continuação da perpendicular à MF, não tem. O ponto B é qualquer ponto na circunferência traçada, e o ângulo MBF (30º no exemplo) será igual em qualquer ponto desta circunferência.

      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
    • #5398
      dankas.martins
      Espectador

      Obrigado, Fábio.

      Sua explicação me ajudou a esclarecer a dúvida. O que me confundia, na verdade, era por aí mesmo, em relação ao ponto B, no que eu pensava que o navio necessariamente teria que passar pela perpendicular para representar o triângulo MBF. Mas agora entendi que a partir de qualquer posição que eu esteja sob a circunferência obtenho o ângulo e poderei projetar o triângulo MOF para obtenção do centro e do raio. TKS.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.