fbpx

TPO X TEMPERATURA DO AR.

Home (concurso para prático) Fóruns Meteorologia Integrada TPO X TEMPERATURA DO AR.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3289
      Study Pelipe
      Participante

      Uma questão de meteorologia do banco, pede para assinalarmos a afirmativa INCORRETA.

      A seguinte afirmativa apareceu como incorreta.

      A temperatura do ponto de orvalho sendo muito baixa, indica que a saturação do ar pode ser obtida com um pequeno resfriamento do ar. Nessa situação o navegante deve estar atento aos outros parâmetros que favorecem a formação de nevoeiros que consequentemente afetam a visibilidade.

      Pelo que entendi a TPO é a temperatura na qual o ar perde sua capacidade de conter calor latente de evaporação a UR atinge 100% devido resfriamento e começa a liberar energia em forma calor latente de condensação. Condensando a umidade excedente. Um dos parâmetros para termos possibilidade de nevoeiro é ter a TPO menor que a Temperatura do ar, porém próximas, como o autor cita em torno de 2 graus de diferença na costa e 1 em mar aberto.

      Isso me causou duvidas, pois tendo a TPO baixa uma diminuição de temperatura me parece ser motivo para saturar o ar desde que ele tenha outros parâmetros que não são mencionados mas a questão pede para ter atenção.

      Podem me ajudar a elucidar a duvida.

    • #3331

      Olá,

      Se a temperatura do ponto de orvalho é muito baixa, a diferença para a temperatura do ar será grande. Logo, não será um “pequeno” resfriamento do ar que causará a sua saturação e condensação.

      Reconhecidamente, a pergunta estaria mais clara se especificasse que a “TPO está muito mais baixa que a temperatura do ar”.

      Sds.

      Sierra Pilots

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.