T vs Umidade Relativa

Este tópico contém resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  fabio 4 anos, 1 mês atrás.

  • Autor
    Posts
  • #2823

    Rodolfohern
    Participante

    Segundo o material quanto maior a temperatura (seca) maior é capacidade de absorver vapor d’água, ou seja a T e UR são inversamente proporcional. Desta maneira, por que a umidade relativa da tabela em anexo aumenta conforme aumenta T (temperatura seca)?

    Anexos:
    You must be logged in to view attached files.
  • #2829

    fabio
    Mestre

    Rodolfo,

    A tabela de umidades relativa traz a temperatura na vertical, e a diferença de temperatura entre o termômetro seco (T) e úmido (TU) na horizontal. Cruzando os dois valores medidos, voce obtém a % de UR.

    Observe bem que, a umidade relativa aumenta pra baixo, assim como a temperatura do ar, ou seja, para uma mesma diferença de termômetros, a UR será maior quanto maior for a temperatura. Num ar quente e seco a diferença de temperaturas seca e úmida é muito grande.

    O fato da temperatura T e UR serem inversamente proporcionais não funciona para este propósito – lembre-se que isso é uma tabela empírica, existem outras variáveis na mesa, além das que voce quer comparar. Se voce mantiver a umidade absoluta igual, aí sim vale a relação inversa entre T e UR. No entanto estamos aqui falando de uma tabela específica para estimativa da UR, existe uma variável TU que voce está ignorando, e faz toda diferença.

    O que acontece na prática é que se a temperatura T aumentar durante o dia, sem que mais vapor d’agua seja absorvido, a diferença T-TU vai crescer também, e o resultado na UR será queda, pois T vai cruzar com outra coluna de (T-TU) bem mais pra direita na tabela.

Você deve fazer login para responder a este tópico.