fbpx

Stability and Control

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1915
      Mitrano
      Participante

      Bom dia,

      Estou tendo dificuldade em entender o conceito de “overshoot width of path”. Por que no gráfico essa linha somente atravessa para o lado de BB depois da quinta execução?

      No curso, está escrito que: “Largura do overshoot é quando o CG do navio se afasta da linha de rumo inicial, expresso em fração do seu próprio comprimento”.

      Não consegui visualizar esse conceito. Poderia explicar de uma outra maneira?

      Att,

      Rafael

    • #1916
      fabio
      Mestre

      Rafael,

      O motivo da linha não “voltar” para o outro lado do eixo do gráfico , mesmo após seguidas inversões do leme , é de ordem inercial. Outra coisa importante que voce precisa saber sobre isso é que o PNA não entra nesse mérito, de explicar textualmente o comportamento dessa linha no gráfico, e por isso dificilmente o examinador vai se aventurar nessa seara.
      Somente é possível entender o que ele quer dizer com “width of path” pelo gráfico. Sabemos pela teoria da curva de giro, que há um abatimento inicial para fora da curva quando um navio em trajetória retilínea carrega o leme. As invertidas de leme que se seguem não são capazes de compensar esse abatimento inicial , é isso que indica o gráfico, e o motivo disso está no equilibrio de forças inerciais e viscosas numa manobra de Zig-Zag. Voce não precisa entender esse processo que não está descrito no livro, e talvez isso nem seja uma regra exata, que certamente depende de calado, trim, e tantas outras variáveis, que talvez não seja possível afirmar que vai sempre acontecer daquele jeito com qualquer navio ( como é o caso da outra linha, que indica o ângulo de overshoot) .

      Espero ter elucidado.

      att,
      Fabio

    • #1925
      Mitrano
      Participante

      Acho que entendi. Seria a diferença entre a trajetória original e a executada, expressa em fração do seu próprio comprimento (yo/L), devido ao abatimento durante a primeira guinada?

      Se for isso, o q me confundiu foi exatamente o gráfico. Deveriam fazer outro gráfico pra essa informação.

      Att,

      Rafael

    • #1928
      fabio
      Mestre

      Exato, a distância transversal entre a trajetória executada após o início do zigue zague e o prolongamento da trajetória retilínia original .

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.