fbpx

Squat num cruzamento

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2099
      jchfn
      Participante

      Boa noite Renato.

      No tópico Meeting and passing (pg. 98 da 4ª edição – arquivo anexo) é dito que dois navios em direção oposta experimentariam um squat “cumulativo”. Ele dá o exemplo de um navio com 4 pés e outro com 3 pés de squat, quando ambos sofreriam 7 pés.
      No parágrafo seguinte, ele diz que normalmente o squat, numa situação de cruzamento, aumenta 50%, podendo chegar até 100% (esta informação, inclusive, é a que está no slide n. 2.19).

      Essas afirmativas parecem entrar em conflito, pois, no primeiro exemplo, ele afirma que o squat deve ser acumulado para ambos (no segundo navio, inclusive, chega a mais de 100%). Logo em seguida ele diz que o squat aumenta numa proporção do já experimentado pelo navio.
      Lendo e relendo, não consegui identificar que o autor tenha apontado qualquer diferença (velocidade, Cb, tipo de navio) nos dois exemplos que poderia alterar o resultado.

      Afinal, qual seria realmente a forma de antever o squat numa situação dessas?
      Obrigado.

    • #2102

      O SQUAT é a soma dos efeitos de afundamento (sinkage) e TRIM, tipicamente encontrado e mais pronunciado em águas rasas. O principal estudo nesse sentido é do Dr. Barrass e é todo fundamentado em águas rasas profundidade < 1.5 calado (onde esse efeito torna-se relevante). Este estudo do livro Shiphandling (que endossa o estudo do Dr. Barrass) foi feito no canal do Panamá e também teve foco em canais estreitos e em águas rasas (veja que está no tópico UKC). O que o livro diz é que em encontros (meetings ) entre navios "em canais ou outras áreas restritas" (logo, limites laterais impostos e potencialmente águas rasas) o SQUAT é cumulativo, variando de 50% a 100% além do SQUAT normal que seria encontrado, dependendo da distância entre os navios e velocidade relativa entre eles. Como o SQUAT é dependente do Cb (coeficiente de bloco) do navio e da velocidade ao quadrado, podemos perceber nitidamente que ele é cumulativo (como se fosse Cb fosse multiplicado por 2 quando eles estão muito próximos). Sds. Renato

    • #2103
      jchfn
      Participante

      Entendido Renato.
      Obrigado.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.