fbpx

Slide 41 – Interação em vias navegáveis

Home (concurso para prático) Fóruns PNA – Controlabilidade Slide 41 – Interação em vias navegáveis

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3028
      lobo1977c
      Participante

      A afirmativa esta como verdadeira:

      – Quanto maior a relação área do canal/área da seção mestra do navio, maior sera a velocidade crítica para a manobrabilidade.

      Acredito que esteja errada, no slide 22, Bindel afirma que existe uma velocidade máxima de dificuldade de manobra, sendo acima e abaixo dessa velocidade, a manobrabilidade aceitável.

    • #3235
      fabiocduarte
      Participante

      Olá!

      Creio que a afirmação não está errada.
      Realmente, conforme Bindel, a manobrabilidade é aceitável acima e abaixo da velocidade crítica em um determinado navio para uma determinada relação cross sectional area of chanel/ amdiship area.
      Mas essa velocidade critica de manobra será maior se essa relação canal/navio aumentar. A manobrabilidade continuará satisfatória acima e abaixo dessa velocidade, mas num patamar mais elevado.
      Tem um gráfico (fig 112) que mostra essa relação para 3 tankers estudados.
      Concordam?

      Abs.

    • #3236
      fabio
      Mestre

      Sim Fábio. Voce está correto. Segue abaixo o texto original de onde foi tirada a questão:

      The intensity of the difficulty depends on both the ship and the canal. For three different tankers Fig. 112 indicates bands of critical speeds in knots plotted against the ratio of the cross-sectional area of the canal to the midship section area of the ship. The graph shows that the higher this ratio, the higher the critical speed. Above and below the critical speed band, maneuverability of the single-screw models was satisfactory. pg 287

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.