fbpx

Slide 14 (Efeitos de Canais Estreitos)

Home (concurso para prático) Fóruns PNA – Controlabilidade Slide 14 (Efeitos de Canais Estreitos)

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2361
      elton
      Participante

      Fábio,
      Nessa parte também tem um erro.
      Ângulo de leme de equilíbrio em 15 e 20 graus para distâncias do centro do canal de 5% e 10% do comprimento do navio respectivamente.

      O Correto seria: Ângulo de leme de equilíbrio em 15 e 20 graus para distâncias do centro do canal de 10% e 5% do comprimento do navio respectivamente. Basta você olhar no gráfico ou no texto do PNA pag: 286 item (a) a diferença é porque ele utiliza “gain” diferente para o caso de 15° K1 2 K2 =2,0 para o caso de 20° ele usa K1 e k2=4,0.

    • #2393
      elton
      Participante

      Bom dia Fabio,

      Analisando essa figura, eu fiquei com uma duvida, pois ao meu ver quando aumentasse o K (gain control) e diminuísse a distancia transversal em relação ao centro do canal ==> Os 2 parametros juntos influenciariam para redução do angulo de leme necessário para manter o rumo no canal e não o contrário.
      – No gráfico: o que podemos afirmar com os capítulos estudados é que se diminuir essa distancia transversal menor serão as forças e momentos no navio. Agora com relação ao K, já que a gente não estuda o capitulo 11, deixa margens para duvidas porque é como se aumentando o K precisasse de mais angulo de leme para manter o controle do navio.
      -Na parte escrita ele diz: Equilibrium rudder angle of 15 and 20 degrees at 5 percent and 10 percent ship lengths off-centerline.
      Ele não coloca respectivamente, por isso que eu acho que você ter colocado isso no slide. É meio confuso isso.

      O que você acha sobre isso?

      Elton Barros.

    • #2394
      fabio
      Mestre

      Elton,

      Quando fiz o slide, mantive o foco na relação direta e cartesiana que existe entre distância transversal e ângulo de leme necessário pra manter o navio em linha reta no canal. É certo que precisamos de mais leme quando nos afastamos mais do centro do canal (relaçao entre duas variáveis mantendo o resto constante).

      Colocar o “k” no meio desse problema não ajuda, e traz confusão, pois estes indices não são matéria da prova, e não está muito clara a relação deles com o problema.

      att,
      Fabio

    • #2362
      fabio
      Mestre

      Tem razão Elton. Dando zoom no pdf original consegui ler os valores de k.

      • Esta resposta foi modificada 6 anos, 6 meses atrás por fabio.
      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.