fbpx

Shallow water effects

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3675
      praticobolado
      Participante

      No PNA, Capítulo 13, um pouco antes de falar dos estudos do Esso Osaka, há uma passagem que fala do “angular velocity” in deep e shallow waters, afirmando o seguinte:

      “Taking angular velocity in deep water as 100 percent, the shallow water rates are generally:
      (a) In water depth 2.5 times ship draft, 90 to 95 percent ( that is, roughly 5 to 10 percent increase in turning diameter)
      (b) In water depth 1.25 times ship draft, 50 to 60 percent ( that is, roughly 60 to 100 percent increase in turning diameter)”

      Esse “angular velocity” é o mesmo que Rate of Turn? Ou seja, o rate of turn diminui em águas rasas?

    • #3688
      fabio
      Mestre

      Exatamente

    • #5381
      FILIPEBRTH
      Espectador

      Na prova de 2012 existe a seguinte afirmação:

      Para um determinado ângulo de leme e regime de máquinas, a “rate” de guinada do navio não muda quando
      a profundidade diminui.

      O enunciado menciona o livro Shiphandling for the Mariner e o gabarito considerou a afirmação verdadeira. Existe uma divergencias entre este livro e o PNA?

    • #5389
      Diller
      Espectador

      boa noite.

      tenho quase certeza que segundo o PNA Controlabilidade ele diz que em aguas rasas o diametro de giro aumenta e assim o rate diminui . Enquanto no Shiphandling for the Mariner é dito que o rate praticamente não se altera .

      Complicado isso , algumas vezes as publicações concordam , as vezes não .

      abs

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.