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Seleção dos Pontos de Apoio à Navegação Costeira

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    • #11663
      Hugo Marins Silva
      Espectador

      No Cap. 4 (Navegação Costeira), p. 140, versando sobre ou cuidados na seleção dos pontos de apoio à navegação costeira, o MIGUENS diz:

      5. Para evitar erros de identificação, sempre que um novo ponto começar a ser utilizado, deverá ser cruzado com outros dois pontos já anteriormente marcados. Caso não haja outros dois pontos para a verificação, deve ser observado se o caminho percorrido na Carta (entre a posição anterior e a posição obtida com o novo ponto) corresponde efetivamente à distância navegada entre as posições (procurando detectar saltos ou recuos).

      O que significa, na prática, “cruzar” um novo ponto com outros já “marcados” anteriormente? Seria simplesmente fazer novas observações também dos pontos anteriores para ter o cruzamento de mais LDPs, e dessa forma, caso tenha havido erro na identificação do novo ponto, isso seria evidenciado?

    • #11719
      fabio
      Mestre

      Hugo,

      Vou dar um exemplo.

      Voce vem navegando na costa e plotando sua posição por marcação e distância do ponto 1. Em determinado momento o ponto 1 fica muito longe e voce vai passar a usar o ponto 2 que está mais próximo. Neste momento, voce marca sua posição a partir de 2, e marca novamente a partir de 1 para confirmar.

      Confirmado o “cruzamento” (melhor talvez seria usar a palavra coincidência) da posição tomada pelos 2 pontos, voce segue usando o novo ponto de referência que se mostrou confiável .

      Acho que foi isso que o autor quis dizer.

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