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Section 10 – Aceleration

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    • #2270
      ajgurgel
      Participante

      Fábio,
      tenho uma dúvida em relação a aceleração.

      Gráfico fig. 57 (livro PNA – pág. 252)
      Este gráfico mostra que o crescimento do thrust é linear e o da resistência exponencial, de forma que a medida que a velocidade cresce a curva da resistência irá encontrar a curva do thrust na velocidade máxima e neste momento a aceleração cai a zero.

      Fiquei com dúvida no termo usado “AVAILABLE: aceleration / force” contido no gráfico.

      O que este termo significaria?

      Seria para faixas de velocidades maiores, onde a resistência é maior, tem-se menor força (aceleração) disponível na máquina para fazer variar a velocidade? Por exemplo: variar a velocidade de 5’ para 10’, tem-se uma força disponível maior que uma variação de velocidade de 15’ para 20’, pois nesta faixa de velocidade a resistência é maior?

      O raciocínio que tive foi que para fazer variar a velocidade em faixas mais altas de velocidade, para um dado intervalo de tempo seria necessária uma maior aceleração e consequente maior força, pois a resistência cresce sendo bem maior em altas velocidades.

      Pode clarear este ponto?

      Obrigado,
      Antônio.

    • #2279
      fabio
      Mestre

      Antônio,

      é muito mais simples do que voce está pensando. Quer dizer apenas que a força disponível (available) para de fato acelerar o navio é na verdade apenas a diferença entre o thrust e a resistência, e não todo o thrust, ou seja, boa parte do thrust fica indisponível pois está sendo usado para anular a resistência.

      abs,

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