fbpx

Resistência viscosa e form factor

Home (concurso para prático) Fóruns PNA – Resistência ao Avanço Resistência viscosa e form factor

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2084
      jchfn
      Participante

      Fábio ou Renato,

      Quais resistências compõem a resistência viscosa? Seria correto afirmar que a resistência viscosa é a soma das resistências friccional, resistência de eddies e resistência de forma?

      Posso afirmar também que a resistência de eddies continua existindo mesmo com Fn<0,1?

      Por fim, mais uma dúvida: no slide 26 (Resistência Friccional), o primeiro áudio afirma que a resistência de forma está “diretamente relacionada com a resistência friccional, e não com a residual”. Só que pela fórmula do form factor (slide 29), Rf+eddies/Rf, me pareceu que quem faz mesmo a diferença no form factor são justamente os eddies, afinal, sem eles, o resultado seria 1, ou seja, 0% de coeficiente (k).

      Obrigado.

    • #2094
      fabio
      Mestre

      1 – Resistência viscosa ( pela própria definição do form factor) é a friccional mais a forma. Eddies no modelo matemático aparece como uma das causas da Resistencia de Forma.
      O PNA gosta de tratar eddies textualmente como algo separado, mas matematicamente unificado com a Viscous pressure drag (são as divergências típicas da publicação).

      2- Sim. A única coisa que se torna desprezível com Fn<0,1 é a wavemaking. Isso é a base do modelo de Hugues, o mais utilizado ainda hoje.

      3 - Essa história de eddies realmente confunde todo mundo. Éddies é causa, Resistência de forma é consequência.
      O que o slide 26 quer dizer é que uma parte da resistência chamada forma, que se pensava ser associada a Wavemeking é na verdade uma função da Resistencia Friccional. O form factor é a expressão disso.

      abs,
      Fabio

    • #2095
      jchfn
      Participante

      Obrigado Fábio.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.