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Home (concurso para prático) Fóruns PNA – Resistência ao Avanço resistência outros componentes

Visualizando 6 respostas da discussão
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    • #2293
      yurirosendo
      Participante

      Boa noite fabio, em seu slide 45 de res. outros componentes , uma das opções afirma que o gradiente de velocidade do vento altera percentualmente mais a resistencia de um navio carregado do que em lastro , pode me explicar isso melhor ? fiquei em duvida por que como um navio em lastro tem uma area exposta ao vento maior imaginei que estivesse incorreta. grato

    • #2296
      fabio
      Mestre

      Yuri,

      Acontece que, apesar de menor área vélica, o navio carregado tem toda área vélica mais próxima da linha d’agua, onde ocorre a redução exponencial da velocidade do vento natural.

      O livro está comparando duas situações :
      – sutuação 1 : sem vento natural , e navio navegando em velocidade X.
      – situação 2 : vento natural pela proa de velocidade X, e navio parado.

      Nesse caso hipotético, um navio carregado terá Raa 20% maior na situação 1 (por exemplo), enquanto o mesmo navio em lastro terá Raa apenas 10% maior na situação 1, apesar da Raa do navio em lastro ser bem maior que a do navio carregado.

    • #2299
      yurirosendo
      Participante

      entendi ,esta consideranto então apenas a parte onde o vento é influenciado pela superficie , os primeiros 10 metros? ,

    • #2301
      fabio
      Mestre

      Sim. Mas o livro não especifica 10 metros.

    • #2487
      fabiocduarte
      Participante

      Fábio,

      No mesmo assunto, mas agora no slide 48/48, a questão pede a resposta correta, cujo o gabarito é a seguinte assertiva:

      “Navios de passageiros são bastante influenciados pelo gradiente de velocidade dos ventos que entram pela direção de alheta”

      Ser bastante influenciado pelo gradiente de velocidade do vento, entendo que significa sofrer uma redução significativa no efeito do vento relativo, devido a essa redução da velocidade do vento real próximo à superfície, correto?

      Nesse caso, se o raciocínio estiver correto, navios de passageiros, pela grande área vélica, sendo altos, não sofreriam menos essa influência (redução) comparativamente a tankers ou Cargo ships?

      Ou o estudo foi feito apenas com vento real pela proa e para ventos em outras direções (no caso pela alheta) os resultados não podem ser extrapolados?

      Abs.

      Fábio Duarte

    • #2489
      fabio
      Mestre

      Fabio,

      Todos os navios são afetados pelo vento. Os passageiros são relativamente menos afetados pelo gradiente, mas não quer dizer que não sejam afetados.

      A frase, que tirei da minha cabeça, é genérica, simples, e incontestável. O detalhe da direção “alheta” informa que há vento real, portanto há gradiente.

      Observe que nao falei que sofre mais que, ou menos que, apenas que é influenciado pelo gradiente, como está escrito no livro.

    • #2490
      fabiocduarte
      Participante

      Valeu Fábio.

      Realmente procurei pelo em ovo…rs!

      Abs.

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