fbpx

Resistência friccional por unidade de deslocamento

Home (concurso para prático) Fóruns PNA – Resistência ao Avanço Resistência friccional por unidade de deslocamento

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4826
      Fábio L
      Participante

      Um navio totalmente carregado não pode ter uma superfície molhada maior que se estivesse em lastro, provocando uma resistência friccional maior por unidade de deslocamento? Ou devo sempre considerar que um navio em lastro tem uma superfície molhada por unidade de deslocamento maior que um navio totalmente carregado?

      Quando o PNA fala em lastro significa que não há carga no navio, não é isso? Apenas o lastro mesmo. Ou estou errado (o que é bem fácil acontecer)? É possível um navio totalmente carregado ainda precisar de lastro?

      A dúvida surgiu por causa da pergunta do Quiz em anexo (o trecho destacado da página 42 do livro só fala de lastro e não compara as duas situações).

      Grato.

    • #4828
      fabio
      Mestre

      Fabio,

      Um navio em lastro significa um navio sem carga.

      Agora vamos a sua dúvida, que é muito pertinente, e já caiu em prova em 2006.

      Veja o topico linkado abaixo, e me diga se responde sua dúvida:

      Duvida – Resistencia Outros Componentes

      • #5444
        Igor Q
        Espectador

        .

        • Esta resposta foi modificada 2 anos, 11 meses atrás por Igor Q.
    • #4829
      Fábio L
      Participante

      Boa noite, Fabio. Obrigado pela resposta. Realmente ajudou. O que eu ainda sigo em dúvida é na comparação entre navio carregado e navio com lastro. Um navio carregado com 1 tonelada não tem uma superfície molhada igual a um navio com 1 tonelada de lastro (claro, mudando possivelmente trim e squat por causa do posicionamento da carga)?

      Navio com lastro sempre terá uma superfície molhada maior do que um navio carregado (que não tem muita variação de superfície molhada, apesar da colocação ou retirada da carga)?

      Desculpe a persistência, para vocês acredito que isso é básico, mas realmente estou travando neste ponto.

      Obrigado.

      • #5445
        Igor Q
        Espectador

        Fabio L, sei que a pergunta faz quase um ano, mas vou tentar responder parte dela. Aparentemente houve uma confusão no uso dos termos, vamos lá… Navio em lastro é um termo utilizado (a meu ver erroneamente) para dizer que o navio está sem carga. Repare bem, o termo utilizado para navio descarregado seria navio EM lastro e não COM lastro, como vc utilizou em sua segunda pergunta. O fato de ter ou não lastro em seus tanques vai depender de várias outras coisas. Posso ter que lastrear uma embarcação ou não caso ela esteja descarregada, isso depende da banda (CG fora da LC) e dos esforços de momento fletor e força cortante. O embarque dessa água para lastro ou não, é indiferente para que eu caracterize a embarcação como estando “em lastro”.

        Resumindo: COM lastro – Praticamente sempre estará, estando carregado ou não, seja para alteração de calado, diminuição da banda, diminuição de MF e FC, ou até mesmo para mudar o período de balanço com relação às ondas evitando a ressonância. Normalmente usa-se muito menos lastro quando carregado, e mais lastro quando descarregado.
        EM lastro – Sem carga.

    • #4830
      fabio
      Mestre

      Para efeito de prova, um navio em lastro é um navio sem nenhuma carga, e cheio de água nos tanques de lastro. Um navio carregado é um navio sem nenhum lastro, e toda a carga possível nos porões de carga. (a não ser que o enunciado ou o livro especifique de outra forma).

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.