fbpx

Rebocadores de Escolta

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2304
      fabiocduarte
      Participante

      Olá Sierra

      Uma dúvida em relação a seguinte frase da apostila pág 61: “Os rebocadores com propulsão azimutal operando no arrasto transverso estarão mais seguros se usarem o ponto de reboque mais a ré, evitando que emborquem no caso de falha de um dos propulsores”

      No arrasto transverso, método direto, um trator reverso estaria mais seguro quanto mais a vante possível o TP não? pois está bow first e com o TP a vante.
      Um trator azimutal também costuma utilizar esse recurso de arrasto transverso? Pois aí sim, estando stern first, esse trator azimutal beneficiaria-se de um TP mais a ré, não é?

      Será que a frase diz respeito a essa segunda possibilidade?

      Também no mesmo assunto, no slide 38, uma das alternativas na questão sobre rebocadores de escolta com cabo passado, considerada verdadeira, diz:

      “Um segundo ponto de reboque mais a ré do que o original possibilita maior segurança para operações em mar grosso”

      Para ser verdadeira não faltou especificar que no caso trata-se de VS com cabo passado na popa? Pois o VS é a maioria dos Rebocadores de Escolta, mas não todos, e a afirmativa não se aplicaria a um trator reverso, por exemplo.

      Abs.

      Fábio Duarte

    • #2310

      1) Os rebocadores “tratores” com propulsão azimutal operando no arrasto transverso estarão mais seguros se usarem o ponto de reboque mais a ré, evitando que emborquem no caso de falha de um dos propulsores.

      Faltou a palavra ‘tratores’ na apostila. No arrasto transverso, os azimutais estão apontando pra fora. Se um falhar e o cabo de reboque estiver mais para meia-nau (ou não tão na popa assim), ele poderia emborcar como se fosse um convencional.

      2) “Um segundo ponto de reboque mais a ré do que o original possibilita maior segurança para operações em mar grosso”
      Deveria ser FALSA. Estamos corrigindo.

    • #2314
      Rodrigo Lopes Gaia
      Participante

      Fábio/Renato e Fábio Duarte

      Boa Noite!

      No tópico n. 02 qdo vc fala que a questão do slide 38 é falsa e que será corrigida, seria pelas razões que o Fábio Duarte sita em sua indagação (falta de especificação qto ao tipo de rebocador, no caso VS com cabo passado na popa)?

      Pergnto isso pelas informações constantes no slide 27

      “Alguns rebocadores VS são equipados com um segundo ponto de reboque mais a ré do que o original, possibilitando um posição mais estável quando atuando na popa do navio e também para maior segurança para operações em mar grosso.”

      at.

      Gaia

    • #2315

      Isso Rodrigo!

      Sds.

      Renato

    • #2318
      fabiocduarte
      Participante

      Ok Renato.

      Valeu pelas respostas.

      Fabio Duarte

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.