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Rebocador Convencional x Combi-Tug

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    • #3292
      otimoneiro
      Espectador

      Olá, pessoal…

      lendo o livro tug use in ports, fiquei com uma dúvida acerca da diferença entre o Conventional Tug e o Combi-Tug.

      É que na pág 20 da publicação, ao tratar das vantagens do combi-tug “as a forward tug”, o autor afirma que o combi tug opera como um rebocador convencional, mas com a vantagem de obter aumento de bollard pull.

      Posteriormente, ao tratar dos testes de bollard pull, e especificamente dispor sobre o “thrust vector diagram”, o livro afirma que o rebocador convencional é aquele que desenvolve maior força de bollard pull em testes com potência de 700 BHP (2 tons/100BHP).

      Então, fiquei na dúvida sobre qual o rebocador conseguiria, em tese, desenvolver maior força de bollard pull, o convencional ou o combi-tug.

      Alguém poderia me ajudar?

    • #3293
      fabio
      Mestre

      Imagino que voce se refira à tabela da pg 30. Nesta tabela não tem nenhum combi tug. O combi tug é um convencional disfarçado que consegue maior BP por que pode direcionar o azimutal da proa para melhorar o ângulo de açao do casco, ou até produzir thrust pra vante, é uma característica dele.
      O combi sempre vai ser melhor que o convencional, pois ele nada mais é que um convencional com um acessório a mais.

    • #3294
      otimoneiro
      Espectador

      Obrigado, Fabio.

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