fbpx

Quiz Pro – Miguens

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4004
      praticobolado
      Participante

      Vi uma questão que abordou os problemas de interpretação na imagem radar. Dentre outras coisas, foi cobrado conhecimento sobre o poder de discriminação em marcação e distância e a relação com largura do pulso e largura do feixe.

      O Miguens não detalha bem como se dá a relação entre poder de discriminação em distância x largura do pulso e a relação entre poder de discriminação em marcação x largura do feixe.

      Apenas diz o seguinte:

      Poder de discriminação em marcação – “(…) sendo seu valor angular igual à largura do feixe transmitido”.

      Poder de discriminação em distância – “A largura do pulso e a freqüência da emissão afetam o poder de discriminação em distância de um determinado radar.”

      Diante disso, eu não soube responder (1) se a largura do feixe aumenta ou diminui o poder de discriminação em marcação.

      Também não soube dizer se (2) a largura do pulso aumenta ou diminui o poder de discriminação em distância.

      Alguém poderia ajudar?

    • #4014
      fabio
      Mestre

      Na pag 411 : “Tal como no caso do alcance mínimo, o poder de discriminação em distância de um radar é igual à metade do comprimento de pulso (largura de pulso expressa em termos de distância). Caso dois alvos na mesma marcação estejam situados a uma distância menor que o seu poder de discriminação em distância, seus ecos aparecerão no indicador como uma única imagem alongada.”

      na pag 412 : “A largura do feixe no plano horizontal é geralmente pequena, da ordem de 1° a 2° nos radares marítimos. Esta abertura é que vai definir o poder de discriminação em marcação do radar, definido como a diferença mínima em marcação para que dois alvos situados à mesma distância do radar apareçam como imagens distintas na tela do indicador

      Acho que o que está confundindo voce é que quanto maior o poder de discriminação menor a largura do pulso, ou menor a abertura do feixe.

      Tem videos e animações sobre isso no módulo didático de Navegação.

      Quanto menor a abertura do feixe, menor a distância que dois alvos na mesma distância podem estar para que ainda assim sejam detectados como objetos diferentes no radar.

      Quanto menor a largura de pulso, menor a distância que dois objetos na mesma marcação podem estar para que sejam detectados como objetos diferentes no radar.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.