fbpx

Quiz engine (Ripeam Pro)

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3505
      wtlcampo
      Participante

      Em questão de verdadeiro ou falso do Quiz Engine (Ripeam Pro) as seguintes afirmações foram consideradas verdadeiras no gabarito.

      1) Um objeto parcialmente submerso com mais de 100 metros de comprimento, sendo rebocado, apresentando 8 luzes circulares brancas está cumprindo a regra 24.
      2) Um navio petroleiro que estiver realizando operação de reboque está dispensado de apresentar as luzes da regra 24, caso não tenha condições de fazê-lo.

      Entendo, porém, que ambas são falsas, como exposto a seguir.

      1) A regra 24 (g) define critérios para instalação de luzes em corpo parcialmente submerso. Apesar da grande quantidade de luzes instaladas, não se pode afirmar que a regra 24 está sendo cumprida se nada for dito sobre o posicionamento das luzes instaladas.
      A regra 24 (g) define, por exemplo, que uma luz circular branca deve ser instalada na extremidade de vante e outra na extremidade de ré. Como nada foi dito sobre o posicionamento das 8 luzes, poderíamos imaginar situação na qual nenhuma das 8 luzes tivesse sido instalada na extremidade de ré. Neste caso, apesar da grande quantidade de luzes, a regra 24 teria sido violada.

      2) Para que embarcação que estiver rebocando possa ser dispensada da instalação das luzes descritas na regra 24 as seguintes condicionantes devem ser concomitantemente atendidas (regra 24 (i)):
      a) Quando, por razão justificada, a instalação das luzes for impraticável e
      b) Rebocando embarcação em perigo ou necessitando socorro.

      De acordo com a alternativa, bastaria a instalação das luzes da regra 24 ser impraticável para que o petroleiro fosse dispensado de portá-las quando rebocando outra embarcação. Isto não é verdade, já que a dispensa é condicionada também à situação de perigo ou necessidade de socorro por parte da embarcação rebocada.
      Poderíamos imaginar, por exemplo, o petroleiro rebocando o mesmo objeto parcialmente submerso da afirmação 1). Neste caso, de acordo com a afirmação 2) acima a regra 24 estaria sendo cumprida, o que não é verdadeiro, visto que o objeto obviamente não está em perigo nem necessitando de socorro. Poderíamos ainda imaginar o petroleiro rebocando um barco de um porto a outro porque o comandante do barco não foi trabalhar e não havia quem pilotasse o barco. De acordo com a afirmação 2), a regra 24 estaria sendo cumprida, o que é certamente inverídico.

      Agradeceria se pudessem comentar.

    • #3511
      fabio
      Mestre

      1 – realmente, faltou no texto especificar que pelo menos uma das luzes deve estar instalada na extremidade de vante e outra na de ré.

      2 – realmente, faltou no texto a informação de que a embarcação rebocada estava em perigo.

      esta questão já está corrigida e o arquivo atualizado no servidor.

      obrigado pelo feedbck1

    • #3531
      wtlcampo
      Participante

      Obrigado!

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.