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Quiz Engine

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    • #3262
      pirata
      Participante

      Boa Noite pessoal,

      Fiquei em dúvida quando um exercício, do quiz engine, do modulo TUP 2. Não sei se posso enviar um print do exercício, então vou descreve-lo aqui:

      “Qual dos 3 rebocadores esta em pior condição de girar para bombordo um navio tanque carregado com seguimento a vante, mar calmo e abrigado?” Figura com 3 rebocadores:
      Alfa – No cabo na proa do navio
      Bravo – Push-pull na bochecha de bombordo
      Charlie – Push-pull na bochecha de boreste

      A resposta indicou o rebocador Charlie (bochecha boreste), falando que o este rebocador pode ter um efeito oposto ao desejado.

      Eu não entendi o porque, visto que o rebocador o rebocador que opera na bochecha de bombordo tem que puxar o navio, tendo o efeito de descarga no casco e dependendo o efeito coanda. Diferente do rebocador de boreste que só precisa empurrar.

      Alguem me da uma luz?

      Sdds

    • #3264
      fabio
      Mestre

      Está no feed back da questão, pg 138. O livro fala que o rebocador alí não é eficiente e pode até fazer o navio guinar pro lado oposto. O motivo o livro não fala, e rende longas discussões entre os práticos (que também não sabem o motivo).

      Vou arriscar um motivo, deixando bem claro que isso (o motivo) não vai cair na prova: o rebocador está ali empurrando quase em cima do centro de giro, e o efeito pode ser qualquer coisa, menos fazer o navio guinar pra BB.

    • #3267
      pirata
      Participante

      Então Fabio, mas no livro ele não considera o rebocador Bravo que esta puxando ao invés empurrando (Charlie), tornando menos eficiente não?

      E com relação ao motivo dessa guinada para o lado oposto eu já havia lido essa publicação:

      Clique para acessar o pilotmag-295-final-web.pdf

      pg. 5 – “Donkey-like behaviour of a ship pushed sideways by a forward escort tug”

      Mas e ai o rebocador que esta puxando ao invés de empurrar não é menos efetivo?

    • #3313

      O efeito é esse do paper mesmo (ótimo paper, diga-se!).

      E, pelas razões expostas pelo Fabio, ele é muito pouco efetivo (empurrando no centro de pressão lateral do navio).

      Já o rebocador na bochecha de BB vai “puxar” e aumentar muito o arrasto neste bordo, fazendo o navio iniciar guinada (similar ao uso combinado de propulsores em navios twin-screw propellers). Veja que o próprio paper acima mostra essa situação na página 7, item 2.

      Sds.

      Renato

    • #3411
      pirata
      Participante

      Entendi,

      Obrigado Renato, não havia percebido que ele criaria o arrasto, achava que só puxaria mesmo!

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