fbpx

Questões de TUG do Quiz

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3460
      eduardomelnik
      Participante

      Olá.
      Me deparei com as seguintes questões do quiz engine, printadas em anexo de acordo com as minhas respostas e indicando os erros. Ressalto os itens que eu teria errado (e não entendido a razão):
      Pede-se pra marcar V ou F
      “O chamado rebocador ‘multi-tug’ é capaz de operar como um rebocador convencional de um eixo”
      gabarito: V
      Dúvida: A publicação fala que o ASD pode operar como um convencional, mas não fala nada em “um eixo”. Pelo meu entendimento, opera como um convencional duplo eixo.
      “‘Flanking rudders’ são instalados ante a vante do hélice, melhoram o governo a ré, especialmente nos rebocadores de 2 hélices”
      Dúvida: também não encontrei na publicação onde falasse que melhora ESPECIALMENTE NOS REBOCADORES DE 2 HÉLICES. Os twin screw já são bem mais manobráveis, conseguem governar AR de boa mesmo sem esses lemes (ou seja, já se viram…), já o single screw passa de não conseguir andar direito AR pra ter governo, me parece que é bem mais significativo pro single (embora isso seja algo bem subjetivo que pra mim entraria mais como decoreba que como lógica – se o livro falar algo a respeito).

      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
    • #3483

      Eduardo,

      1- O ASD pode operar como convencional, operando com o cabo passado no guincho/gato próximo a meia-nau. A frase da questão, continua verdadeira.

      2- na segunda, o gabarito está realmente errado, pois os Lemes de Flanco de fato melhoram o governo a ré para rebocadores de 1 ou 2 eixos.

      Sds.

      Renato

    • #3486
      eduardomelnik
      Participante

      Renato, mas o ASD possui duas máquinas a ré, sua manobrabilidade e seu controle vai corresponder a um convencional duplo eixo. A frase “Um convencional duplo eixo pode operar como um convencional de um eixo” eu já acharia esquisita (e teria que ser considerada verdadeira pra essa assertiva estar correta).
      Mas aí entra muito de interpretação né não de entendimento de conteúdo, algo que pode ser considerado certo ou errado dependendo da viagem que cada um faz em torno da frase.

      • Esta resposta foi modificada 3 anos, 10 meses atrás por eduardomelnik.
    • #3516
      Study Pelipe
      Participante

      Renato, boa tarde.

      Na questão onde você fala sobre a seguinte afirmativa.

      “‘Flanking rudders’ são instalados ante a vante do hélice, melhoram o governo a ré, especialmente nos rebocadores de 2 hélices”

      Não lembro se o TUP fala sobre isso desse modo, mas, o livro do Fragoso e Cajaty, faz essa observação sobre melhorar o governo ESPECIALMENTE nos convencionais de 2 hélices. Da mesma forma que melhora o governo em rebocadores de 1 ou 2 hélices.

      Fiquei com a pulga atrás da orelha pois sabia que tinha lido em algum lugar, sinceramente não lembro se o TUP faz a mesma afirmação, mas o REBOCADORES PORTUÁRIOS em muitos partes de um CTRL+C , CTRL+V do TUP.

      Não sei se o QUIZ abrange as duas bibliografias justamente por causa da redundância.
      Mas está lá no Rebocadores Portuários, página 16 ultima linha do parágrafo 3.

      Forte abraço.

      • Esta resposta foi modificada 3 anos, 9 meses atrás por Study Pelipe.
      • Esta resposta foi modificada 3 anos, 9 meses atrás por Study Pelipe.
    • #3528
      eduardomelnik
      Participante

      Opa, boa Study Pelipe! não tinha observado esse livro. Fui ver aqui e até tinha anotado nele que entendo que isso se dá porque no de um hélice a quilha ou parte de ré da embarcação vai atrapalhar o direcionamento do fluxo pelo leme de flanco (a descarga bate no casco e segue o fluxo conforme o casco permite), o que não ocorreria muito com o duplo eixo porque a descarga se daria em uma zona bem mais livre.
      Valeu

    • #3557
      otimoneiro
      Espectador

      Realmente,

      o TUIP não faz essa distinção.

      Abaixo a descrição no livro:

      “Flanking rudders are installed in front of the tug’s propeller and both single screw and twin screw tugs may be so fitted”.

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.