fbpx

Questão QuizPro

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5885
      Luiz d’Almeida
      Espectador

      Olá,

      Fiz um simulado do quizpro na semana passada.

      Acredito que a questão anexa está com o gabarito errado, podem verificar, por favor?

      Obrigado

      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
    • #5899
      fabio
      Mestre

      Questão

      analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:

      I – A costa nordeste do Brasil é mais afetada pelo posicionamento de ZCIT nos meses de julho e agosto, época em que a nebulosidade e a precipitação associadas à ZCIT são observadas mais ao norte.

      II – Nas ZCIT, a atividade convectiva, nebulosidade e mau tempo associado a Cb são de intensidade constante ao longo do ano, apresentando apenas variações de pressão.

      III – Os sistemas sinópticos tropicais são denominados barotrópicos, pois apresentam apenas variações de pressão ao longo do ano, ao contrário dos sistemas extratropicais que apresentam deslocamentos significativos de massas de ar quente e frio.

      IV – Nas regiões um pouco mais afastadas do Equador o efeito de Coriolis contribui para o desvio do escoamento. Nas áreas de baixa pressão, quando o escoamento evolui para circulação fechada , as perturbações atmosféricas podem desenvolver tormentas ou ciclones tropicais

      V – Nas regiões tropicais, a taxa de flutuação da pressão apresenta oscilação diurna com máxima às 12:00 e mínima as 00:00 hora

      feedback

      I – Meteorologia e Oceanografia – pag. 98: A costa norte e nordeste do Brasil é mais afetada pelo posicionamento de ZCIT nos meses de março e abril, época em que a nebulosidade e a precipitação associadas à ZCIT são observadas mais ao sul.

      II – Meteorologia e Oceanografia – pag. 98: Nas ZCIT, as ocorrências de convergência, de atividade convectiva, de nebulosidade e de mau tempo associado a Cb variam diariamente.

      Por isso, nas cartas e boletins diários, a sua posição, a intensidade da convergência e a atividade convectiva resultante são registradas como fraca, moderada ou forte.

      III – Meteorologia e Oceanografia – pag. 98: Sistemas tropicais são barotrópicos, ou seja, apresentam apenas variações de pressão. Não se observam os efeitos das estações, ocorrendo um período muito chuvoso e outro menos por efeito apenas da variação da pressão. A variação da pressão, associada à presença de ar quente e úmido, favorece a intensa atividade convectiva que é a principal característica da região tropical…

      Nos sistemas extratropicais, a variação da temperatura tem um papel importante, resultando em diferentes massas de ar e consequentemente em sistemas frontais com frentes frias e frentes quentes

      IV – Meteorologia e Oceanografia – pag. 99: Nas regiões um pouco mais afastadas do Equador (latitude > 7°) o efeito de Coriolis contribui para o desvio do escoamento. Nas áreas de baixa pressão, quando o escoamento evolui para circulação fechada (ciclônica), as perturbações atmosféricas podem se desenvolver em tormentas tropicais, onde os ventos muito fortes formam grandes ondas e tornando as condições no mar severas.

      V – Meteorologia e Oceanografia – pag. 108: Características relacionadas à pressão:
      Nas regiões tropicais, a taxa de flutuação da pressão apresenta oscilação diurna com máximas às 10 e 22h, e mínimas às 04 e 16h.

      Portanto I, II e V incorretas

    • #5901
      Luiz d’Almeida
      Espectador

      Entendido.
      Muito obrigado

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.