fbpx

Questão PNA resistência – básico

Home (concurso para prático) Fóruns Quiz Engine – Questões e Exercícios Questão PNA resistência – básico

Marcado: 

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3656
      wtlcampo
      Participante

      Questão: Assinale Verdadeiro ou Falso.
      Para determinado deslocamento, em termos de resistência total ao avanço do navio, há um valor ótimo na razão entre comprimento e largura da carena, entre 5 e 10.

      Gabarito: Falso

      Explicação Sierra: For a given volume of displacement, increase of L/D ratio beyond a certain point, while it may still reduce the form drag, will increase the frictional resistance because of the greater surface area and so in terms of total resistance there will be some optimum value of L/D ratio. The value depends upon the exact shape and upon the amount of appendages necessary to give directional stability, and varies between 5 and 7 (PNA, page 28).

      Concordo que a afirmação é de fato falsa. Minha discordância concentra-se na explicação fornecida, pois dá a entender que a afirmação estaria correta se o número apresentado para a razão ótima de L/D fosse “entre 5 e 7” e não “entre 5 e 10”.

      Entendo que a alternativa seria falsa mesmo que a alternativa dissesse que a razão comprimento/largura da carena que minimizaria o arrasto total do navio estaria entre 5 e 7. Segue justificativa para este entendimento:

      Os números apresentados na página 28 do texto referem-se exclusivamente a corpos de revolução operando em elevada profundidade (deeply submerged). A forma de um navio não se assemelha à de um corpo de revolução e, ainda mais importante, um navio opera na superfície, estando submetido a arrasto de onda, algo que não existe em operações em elevada profundidade. Portanto, mesmo que exista uma faixa para a razão comprimento/largura de carena que minimize o arrasto total de um navio, não há qualquer evidência no texto do PNA que indique que esta faixa seria idêntica à de um corpo de revolução operando em elevada profundidade.

      Dessa forma, acho que seria apropriado que a explicação fosse atualizada.

      Agradeceria se pudessem comentar.

    • #3666
      fabio
      Mestre

      Sim, voce tem razão, o contexto é fundamental, e a afirmação seria “duvidosa” para um navio na superfície. Não se pode afirmar nada se não soubermos a wavemaking resistance.

      De qualquer forma a frase é falsa, pois os valores não batem com o que está escrito no PNA, e procuramos confinar nossos feedbacks ao texto do livro, mas cabe um comentário a este respeito no feedback da questão, sem dúvida.

    • #3670
      wtlcampo
      Participante

      Obrigado!

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.