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Questão PNA Propulsion – Teoria do Momentum

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Visualizando 3 respostas da discussão
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    • #1969
      ajgurgel
      Participante

      Fábio e demais,
      criei a seguinte questão sobre o assunto abordado na última aula.

      O navio mercante Ciaba, após 14 dias de navegação oceânica, aguarda o embarque de prático para realizar uma navegação interior de 2 dias pelo rio Amazonas até o porto de Manaus. Ao navegar pelo Rio Amazonas o comandante manteve a mesma velocidade de cruzeiro que vinha navegando em mar aberto. Considerando a que Velocidade de Avanço (Va) do propulsor também se manteve constante, o que podemos afirmar sobre a eficiência propulsiva, de acordo com os conceitos abordados no PNA sobre a teoria do momentum?

      a) A eficiência do propulsor diminui quando o navio está navegando dentro do rio.
      b) A eficiência do propulsor aumenta quando está navegando dentro do rio.
      c) A eficiência do propulsor não sofre alteração, visto que a velocidade de avanço (Va) do propulsor permanece a mesma.
      d) Nada se pode afirmar, pois não foi informado que tipo de ship machinery o navio possui, uma vez que a eficiência do propulsor está diretamente ligada ao tipo motor utilizado.

      espero não ter viajado…

      Um Abraço,
      Antônio.

      • Este tópico foi modificado 5 anos, 1 mês atrás por Sierra Pilots.
    • #1970
      ajgurgel
      Participante

      ninguém arrisca?

      Eu marcaria (A)

    • #1977
      fabio
      Mestre

      Antonio,

      Por que a eficiencia diminui? voce não falou nada sobre correnteza, seria isso?
      Segundo a teoria do momentum, a eficiencia só muda se mudar o coeficiente de carga.

      • #1984
        ajgurgel
        Participante

        Fábio,

        a ideia era trabalhar com as relações dadas na teoria do momentum. Ct (coef. de carga), Va (velocidade avanço) e a eficiência.

        Amarrei no enunciado que Va não variou. Como é o mesmo navio, então (Ao) é o mesmo.

        Então ao passar de navegação oceânica para navegação em rio, teríamos a variação na densidade da água, o que altera o Ct e consequentemente a eficiência.

        Acredito que a variação é mínima, mas em tese, de acordo com as relações desta teoria, tenderia a diminuir…

        safaria por aí trabalhando apenas com o enunciado…

        Se tiver algum furo nessa linha de pensamento fala aí..

        Não tinha pensado na corrente…
        a corrente do rio atuando no propulsor, considerando o navio subindo o rio, acho que tal corrente seria benéfica para o leme, mas quanto ao propulsor fiquei na dúvida… a corrente tente a aumentar o slip, o que diminui Va e consequentemente a eficiência? Mas aí já seria a teoria do blade element of screw …

        Se puder clarear este ponto..

        Abs,
        Antônio.

    • #1988
      fabio
      Mestre

      Antonio,

      Voce tem razão quanto a densidade, mas creio que o examinador teria que mencionar algo a respeito dela. Quando o PNA não fala nada sobre uma variável, entende-se que ela permaneceu igual. A rigor voce está correto no raciocínio, mas acho que está muito além do que a banca examinadora arriscaria numa prova teste.

      Manda a próxima!

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