fbpx

Questão do quiz engine, navio Paraiba Verde montando ponta e se depara com velei

Home (concurso para prático) Fóruns RIPEAM (COLREG) e Sinalização Náutica (NORMAM-17) Questão do quiz engine, navio Paraiba Verde montando ponta e se depara com velei

  • Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos atrás por Paulo.
Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3414
      Paulo
      Participante

      Boa noite,

      trazendo aqui a questão do Paraiba Verde, petroleiro, que navegando no canal, ao montar ua ponta se depara com uma embarcacao a vela cruzando o canal e tendo perda de máquina… Prt largou os dois ferros mas nao foi o suficente para evitar albaroamento. Ele pede para selecionar a falsa.

      1- Eu marquei a alternativa que fala> ” A embarcacao a vela nao deveria ter cruzado o canal naquele momento”
      ….embarcacao a vela nao tinha adivinhar que viria um Petroleiro, quando o petroleiro montou a curva ele se deparou com a embarcação…
      2- Regra 36 – da margem para aceitarmos a alternativa que diz ” o prt soou 4 apitos curtos assim que avistou a embarcação” – eu concordo que pelo menos 5 apitos curtos é mais apropriado para situação… Mas isto no meu entendimento não caracteriza a alternativa como imprópria, já que este sinal pode ser emitido para chamar a atenção conforme a regra 36.

      Grato pela atenção
      Paulo

      https://sierrapilots.litmos.com/course/188063/module/1087201/Scorm?LPId=0

    • #3416
      pirata
      Participante

      Bom dia Paulo,

      Com relação a 2, segundo a regra 35 (k), 4 apitos curtos significam embarcação de praticagem, portanto não é um sinal para chamar atenção e sim um sinal de visibilidade restrita.

      Agora a 1 eu já não tenho muita certeza, mas arrisco, que é contra os bons principios de marinharia cruzar um canal bem quando nos aproximamos de uma curva que possa ter outras embarcações ocultas. Na regra 9 (f) o RIPEAM fala que devemos navegar com cuidado redobrado, o que, “teoricamente”, não foi feito.

    • #3423
      fabio
      Mestre

      O enunciado pede para identificar a afirmativa INCORRETA, assim vejamos :

      “O prático à bordo do Navio Graneleiro corretamente soou quatro apitos curtos assim que visualizou a embarcação a vela. “

      Pelo que o Pirata muito bem explicou , essa aqui está errada.

      A alternativa que voce marcou :”A embarcação a vela não deveria ter cruzado o canal naquele momento em que o navio se aproximava. ”

      Regra 9 d: “Uma embarcação não deverá cruzar um canal estreito ou via de acesso quando, ao fazê-lo, interferir na passagem de outra embarcação que só possa navegar com segurança dentro desse canal ou via de acesso (…).”

      é como atravessar a estrada e alegar não saber que ali passavam carros. Voce tem que saber, se não souber não atravesse. Quem tem a preferência nao é obrigado a saber.

    • #3499
      Paulo
      Participante

      Ciente e compreendido, grato!

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.