fbpx

PROVA 2011 – QUESTÃO 57

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3268
      pirata
      Participante

      Boa tarde,

      Estava analisando a prova de 2011 e me surgiu uma dúvida na questão 57:

      “Assinale a opção correta. Uma embarcação “Full Container” com 190 m de comprimento aproxima-se de um fundeadouro no meio de muita cerração. No dia anterior, o navio teve problemas elétricos que ocasionaram a perda de um dos seus dois radares. O Comandante determina, então, que um marinheiro fique de vigia na proa com um transceptor (VHF) guarnecido até o final da manobra de fundeio. O navio começa a se aproximar do local de fundeio, ocasião em que o outro radar fica sem vídeo. Logo depois, o vigia da proa chama pelo transceptor informando que está ouvindo toques rápidos de sino por BE, seguidos de toques rápidos de gongo por BB, ambos vindos de vante.De acordo com as regras do COLREG, a situação apresentada e as opções abaixo, o Comandante deve determinar”

      A resposta correta foi:

      “Colocar o leme a meio, dar toda a força atrás e três apitos curtos, porque a embarcação na proa está fundeada.”

      Segundo a regra 19 e, sempre que ouvirmos o sinal de cerração de outra embarcação devemos reduzir a velocidade ao mínimo ou até mesmo cortar o seguimento se necessário, portanto dar força atrás esta correto.
      A regra 19 não fala nada em dar os apitos curtos, segundo a regra 34 (a) devemos soar 3 apitos curtos quando estamos dando máquinas atrás, porém apenas NO VISUAL.

      Neste situação em que não temos as embarcações no visual, devemos soar os 3 apitos curtos ou a prova esta errada neste aspecto?

      Alguém consegue esclarecer?

    • #3269
      fabio
      Mestre

      A resposta está na própria questão. Tem alguma outra alternativa que lhe parece correta?

      Não está escrito em nenhum lugar do RIPEAM que voce não pode soar os tais apitos por causa do nevoeiro, e a questão não fala se o nevoeiro impede a visualização de quaisquer outras embarcações.

      Jamais esqueça : numa prova de práticagem, a alternativa correta é muitas vezes a menos errada.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.