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Propulsão – Slip ratio

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    • #1633
      Mitrano
      Participante

      Bom dia,

      No slide 10 do Theory of propeller action é dito que “Quanto mais acelerarmos a água, menos eficiente será seu disco atuador”. Pela fórmula Ni = 1/(1+a) percebe-se que se “a” aumentar, diminui a eficiência. Matematicamente, eu entendi.

      O parágrafo seguinte diz: “Se o slip-rate é zero, o axial inflow factor também é zero, indicando que não há diferença entre as velocidades dentro e fora do propulsor”.

      Não sei se entendi direito na prática essa situação. A velocidade do fluxo (Va) antes do disco seria a mesma ao passar pelo disco? Seria o caso de um navio estar em tão alta velocidade que a velocidade no propulsor não teria como aumentar (a=0)?

      Att,

      Rafael Mitrano

    • #1639
      fabio
      Mestre

      Exatamente, seria uma condição teórica que não existe na prática, assim como não existe um disco atuador com 100% de eficiência.

      A reciproca tbem é verdadeira, se existisse um hélice com eficiência de 100%, a aceleração teria que ser nula. Aí estamos entrando num conceito do cálculo diferencial, que é o “limite” de uma variavel “tendendo” a determinado valor, mas que nunca atinge exatamente esse valor.

    • #2131
      Diogoaraujo
      Participante

      Fábio poderia dar uma descrição do que seria inflow factor ?

    • #2135
      fabio
      Mestre

      Inflow factor é o quanto a velocidade do fluxo aumenta, em percentagem, quando passa pelo disco atuador, de acordo com a teoria do momentum.

      Pela teoria esse valor é metade do aumento total de velocidade causado pelo disco atuador.

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