fbpx

PNA Controlabilidade básico – movimento do navio pós rajada de vento

Home (concurso para prático) Fóruns Quiz Engine – Questões e Exercícios PNA Controlabilidade básico – movimento do navio pós rajada de vento

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4106
      wtlcampo
      Participante

      Questão: Classifique a afirmativa com V ou F, de acordo com o PNA – Controlabilidade.
      Uma rajada de vento de 45 nós atinge um navio sem estabilidade dinâmica que navega em proa constante, dando início a uma guinada que atinge 10 graus/segundo para BE em menos de 1 minuto. Não é possível prever se o navio vai para de guinar depois de cessado o vento.

      Gabarito Sierra: Verdadeiro

      Acho que a afirmação é falsa. Se o navio é instável e começa a girar por ação de uma força externa, uma vez retirada esta força o navio continuará a girar até que se comande o leme com magnitude suficiente em direção contrária ao movimento de giro do navio (Fig. 13, na página 203). Portanto, se o navio for instável PODE-SE prever que o navio NÃO VAI parar de guinar após a rajada de vento cessar e se o navio for estável PODE-SE prever que o navio VAI parar de girar.

      Favor comentar. Obrigado!

    • #4107
      lucasvap02
      Participante

      O que seria exatamente um navio sem estabilidade dinâmica?
      O leme seria o estabilizador, se o vento parar o leme a meio seria o estabilizador para reduzir a quinada, certo?

    • #4117
      fabio
      Mestre

      Um navio sem estabilidade dinâmica é um navio cujo casco não retoma o movimento retilíneo após cessado o disturbio que o fez guinar, a não ser sob ação de outra força externa.

      Pelo enunciado, não é possível prever se a ação do leme será suficiente. Se o navio não tiver velocidade suficiente, talvez o leme não tenha força para quebrar a guinada.

      Portanto não é possível prever.

    • #4119
      wtlcampo
      Participante

      Fabio, obrigado pela resposta, mas ainda acho que há problema com a questão.

      Como você disse e de acordo com o PNA, um navio sem estabilidade dinâmica é um navio cujo casco não retoma o movimento retilíneo após cessado o disturbio que o fez guinar, a não ser sob ação de outra força externa.

      Ou seja, se eu sei que um navio é instável e sei que ele assumiu um movimento giratório após submetido a uma força externa (por exemplo uma rajada de vento), eu POSSO prever que ele não vai parar de guinar após esta força externa cessar (a menos que o timoneiro haja). Isto torna a alternativa FALSA, já que a alternativa diz que eu não posso prever isso.

      Acho que estamos falando a mesma coisa. Acredito que a confusão seja motivada pelo modo que a afirmação foi feita na questão.

      Se fosse dito “Não é possível afirmar QUE o navio vai parar de guinar depois de cessado o vento”, responderia True, pois saberia que o navio continuaria a girar.

      Porém, como foi dito “Não é possível prever SE o navio vai para de guinar depois de cessado o vento”, acredito que a resposta seja FALSA, pois é possível prever se o navio vai continuar girando ou não. Se for instável, continuará girando; se for estável, em algum momento assumirá novamente uma trajetória linear.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.