fbpx

PNA – Aproximação águas rasas

  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos atrás por fabio.
Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4103
      pirata
      Participante

      “Ao chegar no porto, vindo de alto mar, as embarcações podem sofrer alteração nos fatores que determinam seu comportamento hidrodinamico. Um prático experiente conhece estes fatores, e utiliza-os a seu favor, não se deixando surpreender por eles. Entre os possíveis efeitos de águas rasas no navio, podemos afirmar, de acordo com o PNA:

      Correta: “Para produzir um mesmo padrão de ondas em águas rasas, a velocidade do navio será menor do que em águas profundas”.

      Eu concordo que está correta, porém eu não sei o porque da outra alternativa estar incorreta:

      “Navios mercantes ordinários em condições operacionais normais não são capazes de atingir a velocidade crítica de translação das ondas que ele mesmo produz”.

    • #4113
      fabio
      Mestre

      Um navio mercante navegando em águas de 5 metros de profundidade numa velocidade de 15 nós atingiu a velocidade crítica. Não acontece frequentemente, mas é possível. No entanto isso nao pode ser considerado uma “condição normal de operação”.

      Voce tem razão, a segunda frase também está correta, pelo que diz o texto do PNA na pg 44 “Nearly all displacement ships operate in the subcritical zone, the exceptions being destroyers, cross-channel ships and similar types.”

      Vou editar o texto da questão para que reste apenas uma correta.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.