fbpx

Ondas MF, HF e VHF

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3263
      santosgus@gmail.com
      Participante

      As ondas MF possuem uma frequência menor que as ondas HF. Portanto, as MF não deveriam atender a uma distância mais longa que as HF? Isso porque as MF tem menor frequência e maior comprimento de onda. Mas ocorre exatamente o contrário… HF – longa distância, MF- média distância.

      Obrigado pela ajuda.

    • #3265
      fabio
      Mestre

      Gustavo,

      Isso acontece porque as faixa de frequencia HF é mais propensa a reflexões celestes, e é isso que permite ela ir mais longe que todas as outras.

    • #3270
      pirata
      Participante

      Complementando:

      pg. 25 do erog: “as comunicações em MF também dependem da propagação das ondas terrestres, mas com grande redução no alcance em função do aumento do efeito de atenuação na superfície terrestre”

      No caso de ondas terrestres quanto menor for a frequência maior é o alcance. Repare que o alcance reduz do VLF p/ LF, devido a sua maior frequência.

      ainda da pg. 25: “a considerável variação de radiocomunicações em HF é consequência da propagação do sinal ser predominantemente por ondas celestes, tanto à noite como durante o dia.”

      pg. 23, MUF (p/ propagação de ondas celestes): “Procura-se, por razões de atenuação, que a frequência utilizada em uma transmissão a cada momento seja a mais elevada possível, pois a absorção nas camadas ionosféricas decresce quando a frequência aumenta.”

      Portanto devido a característica de propagação do MF ser principalmente terrestre quanto menor for a sua frequência maior será o seu alcance e no caso do HF, ondas celestes, quanto maior a frequência maior o alcance.

    • #3274
      santosgus@gmail.com
      Participante

      Sim, entendi e já agradeço antecipadamente.

      Mas ainda insisto no assunto. O que define se uma onda é terrestre ou celeste? Não seria a própria frequência utilizada? E ainda em contradição, a onda com maior freqüencia (VHF) é usada pra curta distância…

      Obrigado e desculpe a insistência.

    • #3275
      otimoneiro
      Espectador

      Bastante pertinente a dúvida do colega.

      Acho que o EROG não é tão claro nessa comparação exata entre alcance da MF e da HF.

      Subentende-se que a HF vai mais longe do que a MF quando se fala que “a propagação do sinal ser predominantemente por ondas celestes, tanto a noite como durante o dia”.

      Acho que quanto a isso não há dúvidas.

      Agora, Fabio, vc afirma que “é isso que permite ela ir mais longe que todas as outras”. É isso mesmo? Mais longe que todas as outras? De onde podemos tirar essa conclusão?

    • #3279
      pirata
      Participante

      Santosgus ta mais que certo ficar insistindo nas dúvidas que não estão claras! Espero que esse comentário te ajude a interpretação do assunto, fiz com base no meu entendimento na matéria:

      No Miguens CAP 34, tem algumas informações sobre o assunto. Alguma coisa que achei foi na página 1233 e 1234:

      “A energia eletromagnética, ao ser irradiada pela antena, propaga-se em todas as direções. Uma parte desta energia se propaga paralelamente à superfície da Terra, enquanto restante desloca-se para cima, até que se choca com a ionosfera e reflete-se de volta à terra. Esta onda refletida, quando alcança a superfície terrestre, reflete-se outra vez em direção às altas camadas da atmosfera, onde pode refletir-se de novo para a Terra, conforme mostrado na figura 34.11 (nessa figura, a onda celeste no 1 sofreu uma única reflexão, enquanto a onda celeste no 2 sofreu uma dupla reflexão). A parte da energia que segue a superfície da Terra denomina-se onda terrestre, as que são refletidas denominam-se ondas celestes ou ionosféricas. As ondas que se propagam em linha reta têm o nome de ondas diretas.”

      Minha interpretação: O que define a onda é o como a onda se propaga: junto ao solo, refletindo-se na ionosfera ou diretamente entre antenas (terrestre/ celeste/ direta). Dai no EROG ele fala que uma frequencia é predominantemente terrestre, celeste ou direta. Ta mais e ai como eu sei qual é o principal meio de propagação de uma onda? Ai sim isso varia com a frequencia utilizada:

      MF é predominantemente terrestre e nesse caso devido a maior frequencia sofre maior atenuação que as outras frequencias (VLF e LF).
      HF, entendo eu, que o componente de onda terrestre já esta tão fraco que a propagação por onda terrestre é quase inexistente (devido a alta frequencia), mas com essa frequencia mais elevada já é possível ocorrer a reflexão das ondas em camadas da ionosfera.
      VHF, a frequencia é tão alta que “passa reto” pela camada ionosférica, não havendo a a reflexão (ondas celestes). Portanto, devido a atenuação das ondas terrestres e a falta de reflexão na ionosfera, só é possível a comunicação por ondas diretas e nesse caso o alcance é reduzido, pois é preciso que as duas antenas estejam uma a vista da outra.

    • #3282
      santosgus@gmail.com
      Participante

      Pirata, nesta sua última interpretação ficou mais claro pra mim. Realmente pela bibliografia eu não consegui essa resposta. Acredito que seja isso mesmo. Smj, vou adotar este entendimento.

      Obrigado!

    • #3332
      fabio
      Mestre

      Pirata , agradeço sua participação, e é isso mesmo.

      É da natureza das ondas HF serem capazes de se refletir na ionosfera. As frequência mais baixas nao refletem, e as mais altas passam reto.

    • #3380
      Study Pelipe
      Participante

      Sem querer me meter mas já me metendo, rs.

      Outro fator interessante para se lembrar, sobre o assunto é o seguinte fato de que, além do fato ondas VLF e LF, serem de frequência baixa e por esse motivo seu comprimento maior, a camada D, a mais baixa da ionosfera é boa para refletir ondas longas com frequências baixas até 4MHz o que gera um efeito de duto e colabora para que esse tipo de onda atinja um longo alcance. A camada D é praticamente invisível para frequências mais altas, e no caso das MF em especial que tem seu limite em 4 MHz e camada D já não influencia tanto na reflexão.

      Nesses casos boa reflexão e boa propagação estão associados.

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.