fbpx

Normam 02 – Seção VII – 1142

Marcado: 

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5691
      Diller
      Espectador

      Gostaria de saber o que seria exatamente essa antepara para luzes de bordos . Não entendi. As luzes de bordos não ficam no mastro? Não entendi onde entra essa antepara .

      Obg

    • #5694
      fabio
      Mestre

      Diller,
      Antepara é qualquer parede, qualquer plano vertical no navio genericamente falando. Provavelmente voce está perguntando das paredes verticais que limitam o ângulo da luz de bordo, como num refletor. Pra informação mais precisa voce deve me dizer de qual trecho/pagina da Normam voce tirou sua pergunta.

      Sobre a posição das luzes de bordo, não necessáriamente ficam nos mastros. Num navio com certeza não ficam nos mastros. Podem ficar também na extremidade da asa do passadiço.

    • #5698
      Diller
      Espectador

      Eu me refiro mais especificamente sobre as anteparas que estão sendo descritas na Normam 02-cap11, slide 1.38 do material do curso . Item 1142 da Normam02 Cap11 .

      Embarquei em um rebocador offshore que as luzes de bordos eram no mastro , e nunca embarquei em navio, por isso fiquei com a dúvida. Mas bom saber que em navio pode ficar na asa do passadiço . obg

    • #5703
      fabio
      Mestre

      Diller,
      Quando eu embarcar em um navio que tenha essas luzes numa posição em que dê pra tirar uma foto, eu trago aqui, e até incluo no material online pra ficar mais claro.

      Por enquanto o que achei no google foi essa anexa. Observe que a “caixa” onde fica a luz de bordo (nesse caso bombordo) é pintada de preto. É isso que o RIPEAM quer dizer.

      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
    • #5755
      Diller
      Espectador

      Muito obrigado pela atenção mestre . Ajudou bastante.

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.