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Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Rodolfohern 4 anos, 3 meses atrás.

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  • #2888

    Rodolfohern
    Participante

    Olá Fábio/Renato.

    Conforme consta na figura anexa, por que a alternativa 2 está incorreta?

    (i) Não encontrei nada no material falando que não se deve navegar paralela e mais próximo possível da margem, há isso em algum lugar?
    (ii) Mesmo com o material dizendo que devemos aumentar a RPM, entendo que aumentar a velocidade aumentará o efeito SQUAT de ambos os navio e por isso não seria prudente tal atitude. Qual a opinião de vocês quanto a isso?

    Anexos:
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  • #2908

    Olá Rodolfo,

    1) todas as outras alternativas anteriores estão descritas na bibliografia, exceção a alternativa correta que é a “D”
    2) o navio neste cenário de canal estreito fica instável por definição. Aproximá-lo o máximo do bordo do canal só aumentará o efeito de bow cushion/bank suction, aumentando a razão de guinada e o problema.
    3) Aumentar a RPM nem sempre se traduz em aumento imediato de velocidade do navio (kick aheads ou palhetadas) e é a melhor maneira de aumentar a eficiência do leme. Veja que o autor coloca como “se necessário” (situação crítica). Lembre-se sempre que essa é uma bibliografia prática e escrita por prático!

    Sds.

    Renato

  • #2921

    Rodolfohern
    Participante

    Ok. Obrigado pelos esclarecimentos.

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