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Naval-Shiphandling

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    • #2552
      Romeu Cunha
      Participante

      Prova de 2012
      (49)De acordo com o contido no livro “Naval Shiphandling” (Crenshaw, Russel Sidnor, Jr – 4ª edição: 1975), considere um navio com um único propulsor que gera empuxo para adiante quando está girando com rotação para direita, visto pela popa. O navio encontra-se parado e sem seguimento e inicia o movimento para ré com o propulsor com rotação baixa, correspondente a 5 nós de velocidade. Nessa situação, assuma como forças atuantes no navio apenas o empuxo e a força lateral fornecidos pelo propulsor e a força gerada pelo leme devido a sua deflexão, que tais forças atuam aproximadamente no mesmo ponto próximo à popa e, para efeitos práticos, que o efeito combinado dessas forças seja traduzido por uma única força resultante atuando no propulsor. Com base nessas premissas, assinale a opção INCORRETA.

      (a) Quando o leme é defletido 30 graus para direita, o navio tende a deslocar a popa para BB.

      (b) Com o leme a meio, o navio tende a deslocar a popa para BB.

      (c) Devido ao navio se encontrar com baixa velocidade a ré, ainda que o leme seja defletido 30 graus para direita, é possível que o navio não consiga deslocar a popa para BE, uma vez que o efeito causado pela força exercida pelo leme pode não ser suficiente para sobrepor-se ao efeito causado pela força lateral.

      (d) Quando o leme é defletido 30 graus para esquerda, o navio tende a deslocar a popa para BB.

      (e) Caso se deseje deslocar a popa para BE, mantendo-se o leme defletido 30 graus para esquerda, deve-se aumentar a velocidade para ré.

      Resp.: letra e
      Professor não entendi porque as alternativas “c” e “d” estão corretas. Também não entendi muito bem o erro da letra “e”.

    • #2565

      Na verdade, todas as alternativas de a) a d) estão corretas, pois o navio parado na água e iniciando um movimento para ré com o propulsor, não possibilita a passagem de água (fluxo incidente) no leme. Logo, o mesmo não tem nenhum efeito, independente de sua posição (direita ou esquerda).

      Em relação à alternativa e), a única chance de você conseguir guinar sua POPA para Boreste (direita) é colocando o leme para BORESTE (direita) e dando toda força a ré, fazendo o navio ganhar velocidade a ré e aumentando o fluxo de água no leme.

      Att.

      Renato

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