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Naval Shiphandling – Shallow Water Effect

Home (concurso para prático) Fóruns PNA – Resistência ao Avanço Naval Shiphandling – Shallow Water Effect

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    • #2905
      Mário Barbosa
      Participante

      Sierra Pilots,

      Tenho a seguinte dúvida referente ao livro Naval Shiphandling Pág. 35 (Shallow Water Effect).

      O Autor cita o seguinte:

      “A wave created at a given speed in shallow water has a longer wave length than a wave created at the same speed in deep water”
      ———————-
      Acredito que esse LENGTH que o Autor se refere seja a altura da onda e não ao comprimento.
      —————————
      “This is possible because they are operating beyond the peak of the wave resistance curve (figure 2-10), and as the whole curve shifts to the left as a result of the longer wave length in shallow water, the wave resistance at the speed they are steaming actually DECREASE”
      ——————–
      Para mim um navio navegando em águas profundas teria a mesma Rw que um navio navegando em águas rasas desde que este navio em águas rasas tivesse sua velocidade reduzida, ou seja, a curva da Rw seria deslocada para esquerda num gráfico, indicando que os efeitos da resistência de ondas seria sentido numa velocidade menor que em águas profundas.

      Sds,

      Mário Barbosa

      • Este tópico foi modificado 5 anos, 10 meses atrás por Sierra Pilots.
    • #2945
      fabio
      Mestre

      Mário,

      Seu pensamento : “Para mim um navio navegando em águas profundas teria a mesma Rw que um navio navegando em águas rasas desde que este navio em águas rasas tivesse sua velocidade reduzida, ou seja, a curva da Rw seria deslocada para esquerda num gráfico, indicando que os efeitos da resistência de ondas seria sentido numa velocidade menor que em águas profundas.” está correto. É exatamente isso que o PNA fala. O mesmo padrão de ondas ( e isso inclui o comprimento evidentemente ) ocorre em velocidades menores em águas mais rasas. O resto é apenas consequência disso, como o fato da resistência Rw ser maior em águas rasas para mesma velocidade.

      Sobre a questão do comprimento, se temos o mesmo comprimento em velocidades menores, é deduzível que teremos, na mesma velocidade, um comprimento maior em águas rasas.

      Sobre a altura, esqueça isso, depende dos efeitos de interaçao entre os vários sistemas de origem. O PNA não estabelece a relação que voce quer estabelecer, nem o Naval SH.

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