fbpx

NAVAL SHIPHANDLING – Questão 14.2012

Home (concurso para prático) Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT NAVAL SHIPHANDLING – Questão 14.2012

  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos atrás por fabio.
Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4450
      FELIPE SA
      Participante

      Fábio, bom dia !

      Na referia questão, que inclusive também se encontra na apostila, diz que:

      a) Quando o leme é defletido 30 graus para direita, o navio tende a deslocar a popa para BB
      d) Quando o leme é defletido 30 graus para esquerda, o navio tende a deslocar a popa para BB.

      Não entendi porque deslocando o leme tanto para a direita quanto para esquerda, estando o navio iniciando seguimento a ré, a popa deslocará em ambos os casos para BB.

      Em minha análise, um single screw propeller com seguimento a ré e leme defletido para a direita (BE) criaria uma zona de baixa pressão no dorso na porta do leme e uma zona de alta na face da porta. Sendo assim, essa alta pressão do fluxo d’água empurraria a popa para BE (Veja meu rascunho em anexo)

      Se pensarmos na mesma situação mas com o navio com seguimento AV, daí sim a coisa se inverteria e o fluxo d’água “cuspido” a ré pelo propulsor no dorso da porta do leme causaria uma alta pressão e deslocaria a popa para BB.

      Poderia explicar o que há de errado em minha análise?

      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
    • #4452
      fabio
      Mestre

      Felipe,

      A alternativa “c” responde sua pergunta.

      “Devido ao navio se encontrar com baixa velocidade a ré, ainda que o leme seja defletido 30 graus para direita, é possível que o navio não consiga deslocar a popa para BE, uma vez que o efeito causado pela força exercida pelo leme pode não ser suficiente para sobrepor-se ao efeito causado pela força lateral.”

      Um sigle screw de passo direito com máquina atrás guina para boreste, não importa o que voce faça com o leme. A força lateral do propulsor é maior que a força gerada pelo leme.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.