fbpx

Manobra Definitiva – Espiral

Home (concurso para prático) Fóruns PNA – Controlabilidade Manobra Definitiva – Espiral

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5572
      Fábio L
      Participante

      Bom dia!

      Em PND Controlabilidade, o quiz (imagem em anexo) apresenta a seguinte questão: “A manobra espiral é uma manobra definitiva que avalia a estabilidade dinâmica (em linha reta) de um navio”, apresentando as alternativas: True e False.

      Marquei falsa, mas o gabarito apresenta como verdadeira apresentando como justificativa o trecho da página 202 do livro.

      Dúvida: O livro diz na página 202 que a Dieudonne” é uma manobra definitiva para identificar a “estabilidade direcional”. Por isso pergunto: a questão está errada ou existe outro trecho que não encontrei no livro que define como “dinâmica” apenas?

      Sei que para ter a direcional é preciso primeiramente ter a dinâmica. Mas o teste em específico é para avaliar qual delas? E se for a dinâmica, onde encontro essa definição exata no livro, informando que este é o real objetivo do Dieudonne?

      Grato

      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
    • #5594
      fabio
      Mestre

      Fabio,

      Na mesma página, logo adiante fica mais claro:

      “spiral maneuver are the steady yawing rates as a function of rudder angle. A plot of these values is indicative of the stability characteristics of a ship. For example, if the plot is a single line going from starboard rudder to port and back again, as shown for ship A in Fig. 13, the ship possesses controls-fixed, straight-line stability; that is, it has a negative directional stability index. If, however, the plot consists off two branches joined together to form a “hysteresis” loop, as shown in ship B of Fig. 13, the ship is unstable; that is, it has a positive stability index.”

    • #5596
      Fábio L
      Participante

      O trecho eu entendi. Só continuo na dúvida mesmo se o teste avalia primordialmente a estabilidade direcional ou a dinâmica,c omo destaca o trecho anterior da mesma página.

      Grato!

    • #5597
      fabio
      Mestre

      Fabio,
      Por constituirem uma “hierarquia”, não é possivel avaliar a estabilidade direcional sem avaliar a estabilidade dinâmica. No entanto seria possível o contrário.

      A estabilidade dinâmica é a base da pirâmide.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.