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Loding do Helice

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    • #2395
      Boo
      Participante

      Ola, boa noite.

      Infelizmente entrei no curso depois da aula de PNA sobre propulsão e não tive a oportunidade de saber mais sobre a matéria.

      Após ler o PNA e o material sobre o assunto ainda nao ficou claro quando um helice tem high loading e quando não. Alem disso, quais seriam as medidas (leia-se alterações) a serem tomadas para reduzir esse loading? Qual a relação entre o loading e o pitch?

      Pelo que entendi os helices de rebocadores estao sujeitos a um loading maior por isso sao desenhados com um pitch menor. Isso procede? Por qual motivo se utiliza um pitch menor?

    • #2396
      fabio
      Mestre

      Boo,

      Voce vai ter a oportunidade de ver esta aula, vou marcar uma nova data.
      Vou responder sua dúvida principal : o que é loading do hélice.

      Trata-se da diferença de velocidade do avanço e da velocidade do influxo no hélice. Basicamente quanto mais próximas as duas velocidades menor o loading. Se o navio estiver quase parado, e o hélice estiver girando em RPM máxima, teremos então a condição de loading máxima. Já se, ao contrário, o navio estiver em velocidade máxima , o loading é mínimo. Em outras palavras, quanto mais o hélice acelerar o fluxo, maior o loading, pois trata-se de uma força hidrodinamica, função da aceleração, como qualquer força ( F=m.a).

      Para diminuir o loading, o controle do passo se presta a fazer o “casamento” entre passo e velocidade de avanço, diminuindo o passo até que a aceleração seja mínima, e o rendimento assim seja máximo.

      att,
      Fabio

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