fbpx

Localização do Pivot point com rebocador auxiliando na proa (p/ dentro do giro)

Home (concurso para prático) Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Localização do Pivot point com rebocador auxiliando na proa (p/ dentro do giro)

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3026
      jiboia
      Espectador

      Fiquei em dúvida quanto ao seguinte trecho do TUIP, quando ele fala que:
      “When, in order to assist a ship under speed and in a turn, a tug starts pushing at the bow in the direction of the turn, the pivot point moves aft.” (Capitulo 4)

      Na minha opinião, o tug está auxiliando para ou diminuir ou manter o diametro de giro, dessa forma, teoricamente o PP deveria ou se manter ou ir mais para vante.

      Está correto meu entendimento?

    • #3038

      Olá,

      Boa pergunta!

      Seu raciocínio está correto em relação ao Pivot Point (PP). Quanto mais avante, menor será o diâmetro tático. Entretanto, a frase do TUIP também está correta!

      O rebocador empurrando na proa, imprime uma velocidade lateral nesta região que não existia, mandando assim o PP para ré. Para facilitar, imagine que o menor diâmetro tático possível é aquele onde a proa fica parada (sem velocidade lateral) e a popa desloca-se na maior velocidade possível. Perceba então que o rebocador está mudando esta dinâmica!

      Veja que o próprio livro explica que essa não é uma boa posição para o rebocador ajudar em uma guinada, em função de vários fatores, entre eles o centro de pressão que está avante em função do movimento do navio (para vante).

      Essa é uma confusão comum em navios: se queremos guinar um navio, devemos mudar a direção de sua POPA e não de sua PROA!Já se queremos tentar safar a proa em alguma situação, esse reborador talvez tenha alguma utilidade.

      Sds.

      Renato

    • #3045
      jiboia
      Espectador

      Perfeita a explicação, ficou muito clara a resposta.

      Obrigado Renato.

      • Esta resposta foi modificada 5 anos, 8 meses atrás por jiboia.
    • #3120
      Rodolfohern
      Participante

      Renato, boa noite.

      Uma dúvida quanto a sua explicação de “se queremos guinar um navio, devemos mudar a direção de sua POPA e não de sua PROA!”.
      Qual o significado do texto “somente é possível dar assistência de governo ao navio quando com cabo passado na proa” (apostila pag 32).

      Há alguma contradição?

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.