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Lateral centre of pressure no TUIP

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    • #3027
      jiboia
      Espectador

      No TUIP o livro comenta que “Tractor tugs and especially VS tugs have a large skeg aft, resulting in an AFT lying location of the centre of pressure.”

      Ou seja, teoricamente os tractor tugs deveriam ter COP mais AR, segundo a publicação.
      NO entanto, mais a frente o livro comenta:

      “For conventional tugs it is probably more often in the vicinity of 0.3 x LWL from aft and for tractor tugs closer to 0.4 x LWL from aft.”

      Fiquei sem entender, pois segundo a primeira passagem, o COP deveria ficar mais AR, no entanto, em comparação com o tug convencional, ele fica mais AV.

      É alguma incoerência do livro ou estou equivocado na interpretação?

    • #3033
      fabio
      Mestre

      Jiboia,

      Voce esta equivocado na interpretação. Os rebocadores tem o skeg pra forcar o COP mais pra re, o que nao significa que ele consiga jogar o COP mais pra re do que qualquer outro tipo de rebocador.

      Sem o skeg o COP desses tipos que voce mencionou ficariam muito pra vante pela posicao do propulsor. O skeg visa compensar essa caracteristica do projeto.

      Os convencionais ja tem leme , helice, pes de galinha, tudo jogando o COP pra re.

      Dificilmente voce vai achar um erro no livro TUIP.

    • #3035
      jiboia
      Espectador

      Entendi Fabio!

      Acabei inferindo que na primeira citação o “aft lying location” queria se refer em relação aos convencionais, por isso estava achando estranho. Mas não era isso.

      Perfeita a explicação, era justamente o que eu desconfiava.

      MUito obrigado.

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