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Interação em vias navegáveis

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    • #2213
      praticoo
      Participante

      Acho que houve um equívoco na questão 3 do slide 41:

      Maneira prática de melhorar as qualidades de manobra do navio em um canal é amarrar, com cabo de reboque, um rebocador na popa do navio.

      No slide 19 no áudio o Fábio diz que o rebocador na popa será bom para a estabilidade e ruim para a manobrabilidade

      Correto?

    • #2215
      fabio
      Mestre

      Olá,

      Realmente, da maneira como a frase está escrita, está incorreta, ou no mínimo incompleta.
      Veja o texto de onde foi tirado o conceito :

      “If the handling qualities of a ship are so poor that
      it is impossible to negotiate restricted waterways,
      Moody (1964) suggests that a practical solution is to
      attach a tugboat to the stern of the ship by towline.
      With the tugboat holding back on the stern, the ship’s
      propeller slipstream velocity is increased, thus
      improving rudder effectiveness. Furthermore, the
      towline tension at the stern of the ship improves the
      stability of the ship, thus reducing the rudder action
      needed to maintain a straight course.”

      Portanto o rebocador na popa dessa forma só melhora a manobrabiidade se ela for de tal forma ruim que não é possível controlar o navio em águas restritas, por excesso de instabilidade (isso está implícito).
      O que voce deve entender é que o rebocador na popa aumenta a estabilidade do navio, e se isso vai ser bom ou ruim depende de como o navio era antes de amarrar o rebocador, e do que voce quer fazer com o navio.

      Vamos corrigir a questão para que fique mais claro.
      obrigado,
      Fabio

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