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Inclination Effect – NSH

  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 11 meses atrás por fabio.
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    • #5826
      santosgus@gmail.com
      Participante

      A “Inclination Effect” tende a guinar o navio para DIREITA. Isso me deixou um pouco confuso. Quando a pá vai para sua posição horizontal (B na figura), ela ganha mais empuxo devido ao fluxo subindo. Já na posição D ocorre o inverso e ela perde empuxo. Quanto a isso, OK!

      Eu só não entendi pq esse ganho de empuxo na posição B faria o navio guinar para direita (e popa pra BB). Na minha visão seria ao contrário…

      Obrigado pela ajuda!

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    • #5828
      fabio
      Mestre

      Gustavo,
      Acho que voce está confundindo following wake com inclination effect. Realmente é confuso, e por isso cai muito na prova.
      A imagem que voce anexou como inclination é na verdade following wake.
      Following wake faz a popa ir para BB, guinando o navio para BE.
      Inclination faz o contrário, popa ir para BE guinando o navio para BB.
      Anexo as imagens do curso.

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    • #5833
      santosgus@gmail.com
      Participante

      Eu não troquei. Anexei esta imagem de Following Wake so pra ter uma ideia da posição da pá. Era a única imagem q eu tinha.

      O que eu não entendo é como, fisicamente falando, é como o Inclination faz o navio guinar para direita (com popa pra BB). Quando eu imagino o ganho e força na parte direita da pá, imagino o navio guinando para esquerda (com popa para BE)…

    • #5834
      fabio
      Mestre

      Gustavo,

      Following wake faz a popa ir para BB, guinando o navio para BE.
      Inclination faz o contrário, popa ir para BE guinando o navio para BB.

      Dá uma olhada nos anexos da minha resposta anterior.
      abs,
      Fabio

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