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Inclination Effect – NSH

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  fabio 7 meses, 4 semanas atrás.

  • Autor
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  • #5826

    santosgus@gmail.com
    Participante

    A “Inclination Effect” tende a guinar o navio para DIREITA. Isso me deixou um pouco confuso. Quando a pá vai para sua posição horizontal (B na figura), ela ganha mais empuxo devido ao fluxo subindo. Já na posição D ocorre o inverso e ela perde empuxo. Quanto a isso, OK!

    Eu só não entendi pq esse ganho de empuxo na posição B faria o navio guinar para direita (e popa pra BB). Na minha visão seria ao contrário…

    Obrigado pela ajuda!

    Anexos:
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  • #5828

    fabio
    Mestre

    Gustavo,
    Acho que voce está confundindo following wake com inclination effect. Realmente é confuso, e por isso cai muito na prova.
    A imagem que voce anexou como inclination é na verdade following wake.
    Following wake faz a popa ir para BB, guinando o navio para BE.
    Inclination faz o contrário, popa ir para BE guinando o navio para BB.
    Anexo as imagens do curso.

    Anexos:
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  • #5833

    santosgus@gmail.com
    Participante

    Eu não troquei. Anexei esta imagem de Following Wake so pra ter uma ideia da posição da pá. Era a única imagem q eu tinha.

    O que eu não entendo é como, fisicamente falando, é como o Inclination faz o navio guinar para direita (com popa pra BB). Quando eu imagino o ganho e força na parte direita da pá, imagino o navio guinando para esquerda (com popa para BE)…

  • #5834

    fabio
    Mestre

    Gustavo,

    Following wake faz a popa ir para BB, guinando o navio para BE.
    Inclination faz o contrário, popa ir para BE guinando o navio para BB.

    Dá uma olhada nos anexos da minha resposta anterior.
    abs,
    Fabio

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