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Heeling Moment – tratores na popa

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    • #5346
      Rafael
      Participante

      Fábio,

      Fazendo uma das questões do Quiz TUIP (em anexo), fiquei com dúvida em porque a afirmação é verdadeira.
      Meu entendimento sempre foi que tratores tanto na proa quanto na popa tem seus propulsores gerando momento de inclinação contrário, ajudando para a redução do momento de inclinação transversal do rebocador gerado pela força hidrodinâmica. O caso em que o empuxo dos propulsores/ força lateral do leme aumentariam o momento de inclinação seriam com os convencionais ou ASD na proa.

      Referencia seria a figura 4.4 do TUIP, pag.46.

      Inclusive, pela figura 4.4, estou com o entendimento que com o convencional/ASD popa com popa com o navio também seria o caso de aumentar o heeling momento.

      Peço sua ajuda para esclarecer esse conceito de aumento ou redução do heeling moment X tipo de navio X popa/proa.

      Obrigado.

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    • #5354
      fabio
      Mestre

      Rafael, o arquivo anexo está vazio. Poderia enviar novamente?

    • #5375
      fabio
      Mestre

      Rafael,
      Vou atualizar o tópico com o texto do slide 4.24, do curso Tug use in Port – parte 1:

      “Já para os tratores ou tratores-reversos, essa força de governo contraria a banda. Na verdade, em todas as situações o propulsor contraria o momento de emborcamento inerente ao reboque, exceto quando o rebocador opera na proa com cabo longo e tem o propulsor localizado na popa.”

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