fbpx

Estratégia em Prol de Resultados

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1976
      Fernanda
      Espectador

      Qual seria o cronograma de estudos mais eficiente para quem quer se tornar prático de portos?
      Qual seria a sequência de tópicos que Sierra Pilots acha conveniente para seus alunos iniciarem seus estudos? Matérias alternadas? Assuntos correlacionados? Qual a estratégia mais acertada para se alcançar um resultado otimizando as horas de estudo?

    • #1985

      Fernanda,

      Estamos criando uma aula online gratuita sobre este tema. Fique antenada em nossa página da internet, facebook ou twitter.

      Bons Estudos!

    • #2651
      Pereira
      Participante

      Bom dia pessoal da sierra pilots. Gostaria de informações sobre o estudo de legislação. Como vc Fábio também não gosto de legislação e possuo afinidade com exatas. Minha dúvida é a seguinte:
      1) Baseado na experiência de vcs gostaria de informações de quais legislações são mais fixas e que eu posso estudar tranquilamente agora e quais legislações possuem alterações constantes, pra que eu possa deixar essas últimas para um momento posterior.

      Assim posso me dedicar a obter todo o conhecimento disponibilizado pela sierra pilots agora e só me preocupar com tais legislações quando já tiver dominado todo o conhecimento disponibilizado aqui.

      Quaisquer orientações a mais sobre esse tema, por favor, fiquem a vontade para tratá-lo.

      • #2652

        Pereira,

        Vale enfatizar que a volatilidade das legislações pertencentes à bibliografia é bem baixa. Logo, a resposta do Fabio acima faz sentido.
        Além disso, existem legislações que possuem um grau de memorização requerida muito alta (ex: Lei Tribunal Marítimo, NORMAM-09). Dito isso, é interessante algumas lidas inicialmente para entender o assunto, podendo dar um foco mais especial às vésperas do concurso.

        Att.

        Renato

    • #4377
      RODRIGO VIEIRA
      Espectador

      Boa tarde pessoal,
      Ainda não iniciei os estudos para o concurso e não sou da área marítima.
      Escrito isso, gostaria de saber de vocês se seria melhor iniciar os estudos direto pela bibliografia ou seria melhor iniciar pelos cursos do sierra? Isto é, seria melhor iniciar pela bibliografia e, após, realizar os cursos do sierra ou, ao contrário, seria melhor iniciar pelos cursos do sierra e, após, ler a bibliografia?
      Grato.

    • #4379

      Olá,

      A bibliografia é indigesta para um leigo. O curso da Sierra, por outro lado, é feito para facilitar a vida do aluno, principalmente o iniciante.

      Seria interessante você acessar nosso free trial e avaliar o conteúdo gratuitamente por 3 dias para tirar suas próprias conclusões.

      Att,

    • #4777
      Fábio L
      Participante

      A minha dúvida tem muita relação com a da Fernanda. Mas vamos lá: estou familiarizado com toda a bibliografia da prova, apenas de não ser da área marítima (não domino os assuntos, mas já fiz a leitura de todo o material). Diariamente, tenho cerca de 4 horas (média) de estudos (2h de manhã e mais 2h à noite). Já pensei em separar temas ou livros por período (de manhã SHTM e à noite PNA, por exemplo), mas acabo sempre finalizando um assunto para iniciar outro (detalhe, tenho focado muito no conhecimento da base, por não ser da área marítima ainda: Miguens, Arte Naval, Meteorologia e Comunicação, além do SHTM, meu livro de cabeceira). Ops, estava esquecendo: há um mês, dedico os domingos para estudar as leis (o que havia deixa totalmente de lado anteriormente). Apesar disso, acredito que deveria me organizar melhor, ou diferente, para conseguir render mais, aprender mais, sem um cronograma matador e vencedor. Como organizar melhor essa minha rotina (dedicando assim também para o conhecimento mais cascudo, apesar de fascinante, como o PNA)?

      Grato.

      • #4780

        Olá Fabio,

        O processo de estudo é sempre muito pessoal. Dua dinâmica está interessante.

        No fundo e no final, não importa muito se você finaliza uma matéria antes de iniciar outra ou se você salta entre matérias. Eu, particularmente, me sentia mais motivado trocando as matérias ao longo da semana.
        Com base no seu depoimento, parece-me importante que você adicione as matérias mais complexas, tais como PNA e Rebocadores. A absorção do conhecimento é exponencial e a entrada de matérias mais complexas vai trazer maior ganho para você.

        Se quiser falar mais, sinta-se a vontade de contactar via whatsapp e marcar um horário, ok?

        Att.

        Renato

    • #1981
      fabio
      Mestre

      Depende da sua formação e do conhecimento que você já tem. Comece pelo mais fácil! Você deve, o quanto antes, adquirir noção de todo conteúdo, para poder se planejar melhor.

      Eu particularmente detesto legislação, e acho PNA, Navegação, Shiphandling, bastante agradáveis.

      Att.

      • Esta resposta foi modificada 7 anos, 4 meses atrás por fabio.
      • Esta resposta foi modificada 7 anos, 4 meses atrás por fabio.
      • Esta resposta foi modificada 4 anos, 10 meses atrás por Sierra Pilots.
    • #4781
      Fábio L
      Participante

      Obrigado pelo retorno, Renato. Com certeza vou incomodar você um pouco mais. Vou mandar mensagem por WhatsApp para marcar sim, pode deixar.

      Grato!

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.