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Estabilidade Direcional Positiva ou Negativa

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Visualizando 2 respostas da discussão
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    • #2867
      Rodolfohern
      Participante

      (i) Numa mesma condição de leme, máquina e velocidade posso afirmar que um navio com estabilidade positiva corrige o ROT de maneira mais rápida que o navio com estabilidade negativa?

      (ii) Caso positivo, então posso afirmar que o navio com estabilidade positiva tem uma capacidade maior e, consequentemente menor tempo, para guinar (atingir um determinado ângulo de deriva) ou para corrigir a proa do que comparado a um navio de baixa estabilidade?

      (iii) No fim estabilidade negativa quer dizer que, mantendo as mesas condições de máquina e velocidade, o navio precisa de mais leme pra realizar o mesmo efeito que um navio com estabilidade positiva?

    • #2870
      fabio
      Mestre

      I) establidade dinâmica significa que o navio retoma o movimento retilíneo uniforme quando cessados as forças de desequilíbrio externas, tais como vento, leme, corrente. Creio que por estabilidade negativa voce esteja se referindo a um navio sem estabilidade, e esse tipo de navio simplesmente não corrige o RoT, por definição. Outro ponto importante é que estabilidade não depende de velocidade.

      II) não necessariamente. isso depende também do tamanho do leme. veja os parâmetros K e T do prof Nomoto.

      III) Um navio com estabilidade não precisa de leme para zerar o RoT, porém precisa de mais leme para ganhar RoT se comparado a um navio instável.

    • #2872
      Rodolfohern
      Participante

      Obrigado Fábio, mas só pra reforçar o conceito.

      (iv) Entendi que um navio pode apresentar estabilidade negativa, positiva ou neutra em função dos 6 fatores citados no slide seguinte: trim, etc. E que esta característica se limita a dizer simplesmente sobre a tendência de correção ou não do RoT ao eliminarmos as forças externas. Está correto meu entendimento?

      (v) Vamos comparar dois navios, o primeiro com estabilidade positiva (estável) e o segundo com negativa (instável).

      Numa situação de mesma condição de fatores externos (vento, corrente, mesmo tamanho de leme), de máquina (avante) e rumo, ao definirmos uma guinada a BE, qual dos dois navios “responde” mais rápido? Ou seja, qual navio atinge um determinado RoT e ângulo de deriva maior em menos tempo?

      (vi) Espero que me diga que é o navio com estabilidade negativa (instável), como percebi pela resposta do item (iii).

      Mas caso seja esta mesma a resposta, então isto contradiz 2 pontos do material, são eles:
      – No slide com a animação em que diz: “navio abicado terá estabilidade negativa, ou seja, será necessário mais tempo que o usual para iniciar uma guinada e maiores ângulos de leme por mais tempo para quebrá-la”.
      – No slide que tem a figura do RoT: “Mais leme por mais tempo é necessário para quebrar uma guinada do que para inicia-la”.

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