Espiral de EKMAN

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  fabio 1 ano, 8 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #4850

    rodrigo0845
    Participante

    Olá Fabio e amigos do forum,

    Estudando o capitulo 10 Correntes Oceanicas e Costeiras(Valgas), fiquei com uma duvida quando fala sobre Espiral de Ekman. Na figura da pag. 259 é comentado que “A direção da corrente de deriva depende da direção do vento, o que poderá ocasionar o fluxo ou refluxo de água, alterando o nível do mar, próximo a linha da costa, resultando uma circulação em profundidade (corrente de gradiente).”

    A duvida foi que no texto da figura em questão, é comentado que a corrente de gradiente seria resultado de uma circulação em profundidade, mas na figura observa-se um vetor corrente de gradiente na direção e sentido do vento (Logo, seria uma direção horizontal). Enfim, o que gostaria de saber é qual a real direção dessa corrente gradiente: vertical ou horizontal?

    Sei que devemos nos ater ao que está escrito no texto para a prova escrita, porém a figura nesse caso me deixou a duvida e gostaria de saber se alguém saberia me responder sobre o questionamento.

    Valeu

    Anexos:
    You must be logged in to view attached files.
  • #4858

    fabio
    Mestre

    Rodrigo,

    A corrente de gradiente e a de deriva são horizontais. o que é vertical é o afloramento ou afundamento que essa corrente causa.

    O texto do livro de meteorologia não ajuda, está bem mal escrito, e este é um exemplo disso. As vezes o examinador, sem tempo para avaliar a questão, copia o texto do livro sem perceber a polêmica, e por isso temos que estudar meteorologia por este livro, que é o que cai na prova.

    Abaixo alguns links pra entender melhor o assunto:

    http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/em-fenomeno-raro-mar-recua-e-surpreende-moradores-de-santos/?cHash=fbf11bc2afd8a1b5157e0769878482a2

    att,

  • #4859

    rodrigo0845
    Participante

    Valeu Fabio pela resposta. Realmente em alguns pontos o texto do livro no colabora. Aproveitando o assunto, ouvi dizer que saiu uma edição mais recente do livro, porem não consegui ter contato para verificar se houve muitas mudanças. Voce sabe dizer alguma coisa?

    Novamente, obrigado pela atenção.

    Rodrigo

  • #4860

    fabio
    Mestre

    Não mudou nada.

Você deve fazer login para responder a este tópico.